segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A peixeirada punida

De repente, uma pequena notícia suspendeu-me o cepticismo. Passo a explicar. Soube há instantes que o dr. Jardim foi condenado a pagar uma indemnização à dirigente socialista Edite Estrela. Vinte mil euros. A decisão foi tomada pelo tribunal Judicial do Funchal, que não achou bem que o presidente do governo tivesse tratado uma sua adversária política ao arrepio das regras de urbanidade a que todos os cidadãos estão obrigados. Vinte mil euros é pouco? É verdade que sim. É quase nada. Mas é, porém, o suficiente para explicar ao dr. Jardim que há limites que não podem ser ultrapassados.
É claro que o cavalheiro em questão não há-de ter aprendido nada com a lição. Não por que seja um malcriado compulsivo. Nem, muito menos, por lhe ter eventualmente faltado em pequeno a dose recomendada de chá. Pensando bem, o problema do dr. Jardim é de natureza diversa. Tem que ver com a percepção que tem dos resultados da dialéctica política que escolheu. E está directamente relacionado com a prudente distância a que preferem situar-se os alvos potenciais da língua de sua excelência.
Permitam-me que explique. O dr. Jardim é como uma criança a quem nunca foram ensinados limites. Sempre que berra, obtém o que quer. E como os seus berros têm sempre recompensa, não encontra razão para mudar de conduta. Trata-se, no fundo, de um problema decorrente da relação existente entre o estímulo e a resposta, nos termos dos mais elementares processos de aprendizagem.
Directamente relacionado com este, há um segundo aspecto. Depois de largos anos a berrar, o dr. Jardim deu-se conta de que a generalidade das pessoas de bem receiam a sua língua. Não pela substância do que possa dizer. Mas sim pela grosseria useira e vezeira de que é portadora. Compreenda-se. Nem toda a gente tem pachorra para descer ao nível das presidenciais peixeiradas com que sua excelência já nem consegue surpreender ninguém. De modos que o cavalheiro em questão acabou por perceber que a sua já crónica e relapsa boçalidade, para além de materialmente compensadora, funcionava com sucesso como estratégia de intimidação. Afastando da política algumas pessoas qualificadas que eventualmente lhe pudessem fazer frente. E inibindo os seus adversários directos de firmemente se lhe oporem com pública veemência.
Ou seja, o dr. Jardim aprendeu em trinta anos de vida política como tornar toda a gente refém do seu destempero. E só há-de um dia mudar se porventura o que aprendeu acabar por tornar-se ineficaz. Espero por isso que esse dia esteja a chegar. E quero acreditar que a sentença de que hoje tive conhecimento pode constituir a demonstração de que há um meio de suster as diatribes do dr. Jardim. Esse meio tem nome. Chama-se Justiça. E, pelo menos na aparência, conseguiu desta vez proteger uma vítima. O problema é se tal desfecho só ocorre quando vítima e agressor se movimentam num patamar de idêntico poder. Mas como isso é coisa que só adiante se verá, tenho o prazer de declarar que me considero a partir de hoje um pouco menos céptico. Em relação à Justiça, claro está.
Bernardino da Purificação

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Maritimismo por decreto

A Quinta Vigia mobilizou-se para o evento. O senhor Pontes veio da reforma dar uma mãozinha aos preparativos. As araras enfunaram as penas à medida da ocasião. O Machadinho andou para cima e para baixo de papelinho na mão como prova da sua indiscutível utilidade. E dos outros não falo porque, em bom rigor, ainda ninguém lhes percebeu a função. Foi-me garantido, no entanto, que nada foi deixado ao acaso. Não admira. A solenidade da acontecência não admitia desleixos.
Sede absoluta de todo o poder que imaginar se possa, a casa cor-de-rosa revolveu-se, pois, para acolher uma reunião magna da família verde-rubra. Do presidente ao roupeiro. Do treinador ao capitão da equipa. Do massagista ao tratador da relva.
Aliás, a bem dizer, aquilo foi mais do que uma reunião. Foi um momento de comunhão. Um verdadeiro momento de excitação maritimista. O dr. Jardim na sua função de sacerdote supremo. O factótum Carlos Pereira no seu papel de primeiro acólito. Um tal Lori Sandri estarrecido com o ritual. E os jogadores de joelhos, à espera da bênção taumatúrgica que lhes há-de trazer a vontade, as vitórias, os golos. Diz quem viu que foi arrepiante.
Cumprida a parte litúrgica, os circunstantes passaram às contas. Que foram de subtrair, no que respeita aos pontos que vão faltando no campeonato. Mas que foram de somar no que diz respeito ao despudor e ao escândalo. É a Marítimo SAD a braços com processos de evasão fiscal. É o dr. Jardim a desvalorizar ostensivamente o facto, como se aldrabar o fisco fosse coisa que um governante responsável pudesse incentivar. E é, pelo meio, a confirmação de que a zona dos Barreiros vai deixar de ser nossa em proveito de projectistas e empreiteiros, bem como das negociatas que é costume detectar à volta dos elefantes brancos.
Falemos a sério. Ao ter apadrinhado ontem as manobras de evasão fiscal do clube de que é presidente de facto, o dr. Jardim desceu ao nível da delinquência. E ao ter deliberadamente arremetido contra a administração fiscal em defesa de um eventual infractor, o cavalheiro que faz de conta que nos governa revelou a verdadeira face do estadista que não é, do conselheiro de Estado que um Estado a sério deveria poder dispensar, do político medíocre que se permite outorgar à tribo que dirige o direito, que mais ninguém tem, de prevaricar e mandar às urtigas os mais elementares deveres de cidadania.
Se o Marítimo fosse um clube igual aos outros, estava-me nas tintas para os seus problemas fiscais. A sua direcção e a administração fiscal tratariam do caso segundo os ditames dos tribunais e da lei e era assunto arrumado. Só que não é. Para mal dos nossos pecados, o Marítimo confunde-se com a Região. Todos nós somos sócios forçados de semelhante agremiação. A todos nós o dr. Jardim nos impõe o dever de sermos contribuintes líquidos de um clube que resolveu, porque assim o quiseram os seus actuais dirigentes, alienar o património de respeitabilidade (desportiva e não só) que ao longo do seu século de vida granjeou. O que significa que a Quinta Vigia se confunde com a sede do Marítimo. O que quer dizer, em suma, que o chairman of the board da dita agremiação é, para todos os efeitos, o dr. Jardim.
Corrijo. Para todos os efeitos não. Ele tem o direito de meter o bedelho nas tácticas e de definir a estratégia. Não abdica da prerrogativa de mandar despedir treinadores quando não engraça com eles. Como é ele que paga o desvario com o nosso dinheiro, não se coíbe de puxar as orelhas em público ao lugar-tenente que escolheu para tomar conta do clube. Porém, em matéria de impostos, ele acha mais prudente que sejam os outros a fazer as falcatruas. Ele fica de fora. Limita-se a subscrevê-las e a, pelos vistos, incentivá-las.
Bernardino da Purificação

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Conversas da treta

O dr. Miguel Albuquerque anda desaparecido. O dr. Jardim andou ontem por aí, mas é como se já não andasse em lado nenhum. O dr. Cunha e Silva aparece quinzenalmente na revista do DN. A gente olha para os jornais, sintoniza a rádio, liga o televisor, e nada. Nem uma palavrinha sequer sobre as negociatas alegadamente feitas por membros ou ex-membros do executivo municipal do Funchal. O mais próximo que andámos disso foi uma curta e escassa declaração de Bruno Pereira. Declarou-se solidário com Rui Marote. E, pela enésima vez, foi ele que deu a cara em substituição de um executivo que só gosta de aparecer nas inaugurações e nas festanças. Não quero tentar interpretar o facto. Limito-me a registá-lo.
É claro que os munícipes merecem muito mais do que isso. Merecem que o presidente que lhes pediu os votos lhes venha agora dizer qualquer coisa. Merecem que o dr. Jardim deixe de se entreter com os seus odiozinhos de estimação de lá, e resolva centrar-se nos pequenos ou grandes escândalos de cá. E precisam de saber se o dr. Cunha e Silva já foi ou vai ser ouvido pelo Ministério Público na qualidade de testemunha privilegiada das tais famigeradas negociatas a que ele próprio aludiu.
Ou seja, os eleitores têm o direito de ser informados. E como aos direitos de uns correspondem deveres de outros, parece claro que alguém há-de ter a obrigação moral e política de abandonar por momentos a pomposa secretária que ocupa. Sob pena de ela se começar a parecer mais com um local de refúgio do que com um espaço de trabalho.
A palavra, pois, para o dr. Albuquerque, para o dr. Silva, para o dr. Jardim. Não necessariamente por esta ordem, entenda-se. Nestes casos ela, a ordem, é meramente arbitrária. O que é preciso é que alguém fale. O dr. Albuquerque porque é o presidente da Câmara. O dr. Silva porque foi o delator público das negociatas. E o dr. Jardim porque é o presidente do governo e do partido que governa, mas também, e esta é uma nota de mera subjectividade analítica, por ser o autor moral do fratricídio em que o presidente da Câmara e o vice do governo desde há muito se consomem.
Não obstante, o silêncio pesa. O dr. Albuquerque consome o tempo e as meninges em prosas estafadas sobre coisa nenhuma que religiosa e quase diariamente publica no JM. Ele escreve sobre os males da pátria, sobre as referências e valores políticos que diz ter, e sobre as maldades ocasionais de que ele e a família se dizem vítimas. É um exercício interessante, sem dúvida. Mas, sendo ele o presidente do executivo de uma cidade que faz quinhentos anos, permito-me pensar que deveria aproveitar a ligação directa com os munícipes para reflectir sobre os problemas do município. Não o faz, porém. Porque não quer. Se calhar, porque nem os conhece. Provavelmente porque tem mais que fazer.
O dr. Silva escreve também. Cita gente que conhece, a par de outra que nada lhe diz. Manda recados cujos destinatários só ele identifica. E quando toda a gente esperava que voltasse ao tema das negociatas de que diz ter conhecimento, sua excelência faz-nos a partida de partilhar connosco a elevada admiração que passou a nutrir pela obesa estatura de Gungunhana.
Para além de escrever, o dr. Jardim também fala. Sobre Sócrates. Sobre o centralismo. Sobre a Europa. Sobre o mundo. Só a Madeira lhe passa ao lado. O que quer dizer que é mais um a desconversar. E a oposição, onde é que ela anda?
Bernardino da Purificação

sábado, 20 de setembro de 2008

O espectáculo vai começar

Se o Ministério Público estiver certo, teremos um dia de felicitar o dr. Cunha e Silva. Falou da existência de negociatas na Câmara Municipal do Funchal e elas aí estão. Ainda por cima, já em forma de acusação judicial.
É claro que somos todos inocentes presumidos até prova em contrário. E é igualmente verdade que as acusações do MP valem pouco em si mesmas. Sem a confirmação de um juiz não passam de uma peça relativamente inócua. E se nem sequer chegam a uma audiência de julgamento não passam muitas vezes de um mau exercício de Direito aplicado. A verdade, porém, é que no exigente terreno da notícia e da política uma acusação formal conta. Mesmo que nunca venha a passar disso mesmo.
Interessam-me pouco os detalhes da notícia. Basto-me com a informação de que o ex-vice-presidente da CMF e ex-responsável pelas Finanças da autarquia anda a contas com a justiça por ter alegadamente beneficiado um familiar em prejuízo do interesse da cidade. É o pior que se pode dizer de um autarca. Tanto a nível pessoal, como da equipa que integrou. Só que no caso há uma gravidade acrescida. Foi o vice-presidente do Governo quem denunciou a existência de negociatas na Câmara do Funchal. E foi um serviço por si tutelado quem conduziu a sindicância que terá estado na origem da acusação agora formulada. De maneira que o Ministério Público não fez mais do que confirmar as denúncias públicas do dr. Cunha e Silva. Apesar de o presidente da Câmara ter posto a cabeça no cepo em abono da equipa que lidera. E a despeito de os seus colaboradores mais chegados (os políticos e os não políticos) terem procurado reduzir as denúncias do dr. Cunha e Silva à guerra particular em que ambos andam envolvidos.
Insisto. O cidadão agora acusado pelo MP não pode ser considerado culpado de nada até que um juiz tal o declare de forma irrevogável. Porém, o político que Rui Marote foi já não se livra do ónus que sobre si acaba de cair. Nem ele, nem o presidente da Câmara, nem os restantes envolvidos no caso.
É claro que o mais certo é que ninguém se sinta obrigado a dar explicações. Na Madeira, ao contrário do que acontece em qualquer democracia civilizada, não há responsabilidade política. Só há responsabilidade penal, ou outra com ela aparentada. Aqui, as suspeitas são sempre tratadas ao nível da má-língua. Mesmo que se apoiem em indícios fortes. Ou mesmo que um órgão de investigação vá ao ponto de transformar esses indícios numa acusação formal. Vale a pena, no entanto, insistir numa verdade insusceptível de ser desmentida. As suspeitas, desta vez, vieram do lado de dentro. São fogo amigo, como se diz em linguagem militar, já que foram lançadas pelo vice-presidente do Governo regional. E não passa pela cabeça de ninguém que o dr. Cunha e Silva não saiba de ciência certa o que é que a casa gasta.
O que nos vale, em nome da verdade, é que a fogueira só agora começou a arder. As explicações que não teremos serão certamente substituídas pela retaliação dos que foram agora acusados. De maneira que o melhor é procurarmos todos uma posição cómoda para o espectáculo que há-de vir a seguir. Ou será que alguém pensa que isto vai ficar por aqui?
Bernardino da Purificação

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Política pós-moderna

O dr. José Miguel Mendonça fez o favor de anunciar à Região que é partidariamente assexuado. Julgo que não exagero se disser que adorámos todos saber que sua excelência olha para a política com o mesmo distanciamento com que os anjos olharão para o pecado da carne. Já era tempo de um dos nossos políticos mais proeminentes ser capaz de brindar-nos com a surpresa de uma revelação original. Bem haja por isso, dr. Miguel.
Não é que o sexo político do dr. Mendonça fosse coisa que algum dia pudesse interessar a alguém (a não ser talvez a quem ainda acalentasse a esperança de um qualquer devaneio político-partidário com sua excelência). Não é, de facto, isso. Mas a circunstância de tão desassombrada revelação ter partido de alguém que é sobretudo conhecido pela pose e pelo silêncio, muito mais do que pela substância ou frequência do verbo, faz a meu ver toda a diferença. De maneira que ao ler no jornal a impúdica exposição da sexualidade partidária do dr. Mendonça, tive a sensação de que estava perante um daqueles raros momentos que definem o tempo histórico. A partir de agora, pensei, haverá seguramente um tempo antes e um tempo depois da freudiana confissão do presidente do nosso parlamento. E tudo porque, de repente, fiquei (ficámos) a saber que os partidos têm sexo, que as ideologias provavelmente também, e que os campos políticos deixaram de dividir-se em direita e esquerda, como vinha sendo uso desde o 14 de Julho dos franceses e de quase todo o mundo. Se calhar sem o saber, o dr. Mendonça inaugurou um novo tempo político. Um tempo político pós-moderno. Em que há partidos machos e partidos fêmeas. E em que há políticos eunucos destituídos de pulsão político-sexual. Como serão, presumo, todos os partidariamente assexuados.
Palavra que me agrada e diverte a grelha analítica que resulta da tese. Por exemplo, o dr. Mendonça, que já foi do PS e agora é do PSD, já terá sido macho e fêmea. Como saltitou de um lado para o outro, ou foi travesti ou foi um transsexual partidário. Pode até acontecer, no limite do raciocínio, que tenha sido gay antes de se decidir pela masculinidade de um partido ou pela feminilidade do outro. Mas isso agora também pouco importa dada a sua presente, anunciada e assumida condição de politicamente assexuado.
Veja-se bem a importância das coisas que integram o discurso político da terra! Não se discute o sexo dos anjos. Discute-se o sexo partidário dos políticos. Ora, com gente desta a mandar só nos resta ter esperança. De quê não sei bem. Mas juro a pés juntos que a minha esperança se renova de cada vez que ouço alguém dizer pérolas similares às que proferiu o dr. Miguel Mendonça. E quando conjugo tudo isso com a certeza de que a política madeirense se prepara para mais uma guerra dos sexos centrada na transcendente questão de saber se Bernardo Martins vai ou não ser eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, nessa altura não só tenho esperança como passo a confiar ainda mais no futuro. Ou não fosse verdade que a candente querela entre o PS e o PSD (já agora, qual deles será o macho e qual dos dois será fêmea?) é tão importante para o futuro da política madeirense que até arregimenta essa formidável agremiação política que dá pela sigla MPT, e esse notável político do oeste insular que responde pelo nome de João Izidoro. Ora digam lá se isto não tresanda mesmo a coisa pós-moderna...
Bernardino da Purificação

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A política e o mausoléu

Depois de uma patética disputa sobre direitos de autor com Luís Filipe Menezes, o dr. Jardim desapareceu. Se calhar, estamos perante uma inflexão táctica. A presença continuada no espaço mediático cedeu o lugar ao toca e foge da guerrilha. Mas algo me diz que o mais certo é o homem andar enfadado com a vida. Desde logo porque deve estar fartinho até dizer chega das criaturas que por seu intermédio chegaram ao governo ou são deputados. Depois porque não ignora que o fim do seu prazo de validade está aí não tarda nada. E o ambicionado lugar de recuo não há maneira de aparecer.
O dr. Jardim parece viver um drama existencial. E sendo ele a figura central da nossa política doméstica, as agruras desse drama acabam por fundir-se com ela. Condicionando-a. Impondo-lhe os ritmos. Marcando-lhe a agenda.
A verdade é que quem olha para o dr. Jardim não pode deixar de pensar na melancólica cantiga do falecido e igualmente exótico António Variações. Ele está aqui mas apetece-lhe estar acolá. Faz isto mas gostava mais de fazer aquilo. Tem uma vidinha assim, mas adoraria ter uma vida assado. De maneira que a política madeirense anda ao sabor dos estados de alma do senhor presidente. Quando cá está todos se esforçam por fingir que as coisas funcionam. Mas, como as ausências são cada vez mais frequentes, a paralisia vai tomando conta da governação.
Já se percebeu que nos dava jeito que alguém pusesse isto a mexer. Com vontade de fazer coisas apontadas ao bem comum. E com a intenção genuína de atalhar e resolver problemas. Mas isso, já se viu, não parece ser coisa que possamos ver ao virar da esquina. De modo que o resultado é assim um cocktail onde se cruzam, em mistura explosiva, o estatismo puro e duro, uma curiosa, serôdia e indizível espécie de leninismo laranja, e um liberalismo à moda da casa que dá rédea solta a uns e aperta os calos a quase todos.
Se me permitem a confissão, quase tenho saudades do tempo em que o jardinismo chegou a ser projecto, foi acção determinada, e deu um safanão no modo de vida da ilha. Sejamos, no entanto, realistas. Essa coisa já não existe. Há por aí um cadáver político que se esforça por aparentar semelhanças, mas que, desgraçadamente para ele e para nós, não consegue ir além disso. Nada, é claro, que a vida não venha um dia a resolver. O pior é que até lá vamos tendo a nossa política transformada em mausoléu.
Bernardino da Purificação

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A insularidade e a inércia

O que se segue pode soar a coisa pueril. Admito que sim. Mas como entendo que a autonomia deve ser muito mais do que um mero instrumento de consumo interno ao serviço de meia dúzia de notáveis do regime, aceito fazer figura de simplório. As coisas a que a gente tem de sujeitar-se em nome do inconformismo!
Não percebo grande coisa do assunto, mas julgo ter informação suficiente para saber que a economia madeirense se encontra engasgada. Para manter níveis de ocupação interessantes, o sector hoteleiro deprecia preços e serviços. Porque não há industria não há exportação. Importamos praticamente tudo o que consumimos. Os preços estão pela hora da morte. Os salários encurtam a cada dia que passa. O consumo interno encolhe. Os orçamentos familiares, pobres deles, andam vergados ao peso de compromissos e mais compromissos, de juros e mais juros, de despesas e mais despesas. O quadro, enfim, é aquele que as estatísticas revelam, mas que os governantes se esforçam por iludir. Temos fama de ricos, mas não passamos de uns tesos. Ainda que a propaganda se dedique a criar alegremente a ilusão de que já temos um PIB muito próximo da média europeia.
Adoro conversas sobre PIBs e outras coisas macroeconómicas quejandas. Posso mesmo dizer que tenho uma admiração ilimitada pelos detentores desse sacrossanto saber que adivinha as crises, que percebe os ciclos, que lida com as variáveis como quem usa um talher, que se delicia com estatísticas, e que avia receitas com uma cientificidade só ao alcance dos sábios. A maçada é que a dita admiração não consegue sobrepor-se ao incómodo que me causam as queixas de praticamente toda a gente. Ou, dito de outro modo, o aborrecimento é perceber que entre a dimensão mais ou menos estratosférica das congeminações sobre a macroeconomia e a realidade pura e dura da micro economia vai muitas vezes a distância que separa a abstracção do terreno do concreto. Porque a primeira lida com teorias, fórmulas, grandes números e cérebros notáveis. E porque a segunda, que é a nossa, trata de pessoas concretas, de problemas reais, de empregos que diariamente se perdem, de trabalhadores e empresários sistematicamente à beira de um ataque de nervos, de carência, de dificuldades.
Por mais voltas que alguns pretendam dar, a realidade é esta. E não há parques, túneis, marinas, ou praças financeiras que sejam capazes de ocultá-la, independentemente dos méritos ou deméritos que se lhes conceda a título de crédito ou de débito. Não obstante, a gente olha à volta e nada: não só não há qualquer política económica que vá além do subsidiozito, como não se vislumbra a mais pequena vontade ou capacidade de lutar contra as dificuldades.
É claro que sei que o estado unitário que teimosamente somos não nos concede os instrumentos de que precisaríamos para a definição de políticas susceptíveis de mexer a sério na economia. Porém, sei também que a autonomia de que dispomos dá-nos margem bastante para irmos além da obra pública que já quase se esgota em si própria.
Um exemplo. Um pouco por todo o país é visível o esforço de internacionalização que fazem as empresas que já perceberam que a globalização é também uma oportunidade. Há gabinetes que abrem caminhos. Multiplicam-se as empresas de serviços vocacionadas para o desenho e montagem de projectos de investimento no exterior. Todos os dias se ouve falar de empresários interessados nas economias emergentes com as quais temos relações de proximidade e de afectos. Mas na Madeira anda tudo mais ou menos na mesma, porque a insularidade é um constrangimento que poucos ousam enfrentar, e porque quem governa está-se nas tintas para o papel que deve ter. E assim, apesar do sistema de auto-governo que temos, não se vê qualquer trabalho de prospecção e facilitação de mercados, de identificação de oportunidades, de procura de novos negócios. Como se a ilha aceitasse, sem sobressalto visível, o quadro de limitações decorrentes do seu circunstancialismo geográfico.
Há três ou quatro honrosas excepções a este panorama de inércia? Todos sabemos que há. O problema é a infeliz regra que as faz sobressair.
Bernardino da Purificação

domingo, 7 de setembro de 2008

A constituição e a gazeta

Conheço, como todos os leitores de jornais conhecem, alguns dos aspectos da proposta de revisão constitucional que o dr. Jardim elaborou no Porto Santo nos intervalos vespertinos das animadas sessões etílico-políticas do bar do Henrique. Ou seja, sei apenas o que foi divulgado. Não sei se haverá mais qualquer coisa de natureza substantiva que tenha escapado ao crivo jornalístico. Do mesmo modo que ignoro se o dr. Jardim mantém ainda em aberto o documento que tão laboriosamente elaborou. Ainda assim, permitam-me o atrevimento de escrever qualquer coisa sobre o assunto. Mesmo que um dia venha a revelar-se insuficiente a informação de que disponho.
Primeira nota. Insisto no que não há muito tempo escrevi no Terreiro da Luta. Pretender transformar umas eleições legislativas num plebiscito constitucional é coisa com sabor a passado. A um passado com mais de trinta anos de vida democrática em cima, mas cujos tiques e truques não foram, pelos vistos, ainda esquecidos. A memória é assim. No fundo, somos aquilo de que nos recordamos. E o dr. Jardim não é mais do que aquilo que aprendeu. Ora, como ninguém o ensinou a fazer uma coisa tão simples e útil como um programa de governo, o cavalheiro limita-se a replicar em democracia o que viu fazer nos seus verdes anos. Sejamos indulgentes. Façamos um esforço por compreender o fenómeno. Ainda que a Região, atentas as dificuldades por que passa, precise muito mais de um bom governo dos nossos cinzentos dias do que do folclore de uma discussão sobre constituições, estatutos e outras estimáveis e importantes coisas afins.
Segunda nota. Quem se tenha dado à maçada de frequentar este blogue perceberá que só posso estar de acordo com a generalidade das propostas políticas apresentadas pelo dr. Jardim. Concordo com a extinção do cargo de representante da República. Agrada-me que possa acabar a proibição constitucional de criação de partidos regionais. E subscrevo o entendimento de que a representação política não pode ficar na disponibilidade exclusiva dos partidos políticos. Só não percebo por que razão o dr. Jardim não quis ir um pouco mais longe. Pelos vistos, esqueceu-se do direito que a Madeira não tem mas deveria ter, enquanto região dotada de capacidade legislativa própria, de eleger directamente os seus representantes ao Parlamento Europeu. Terá sido isto um mero lapso ou estaremos perante uma opção política consciente? Em todo o caso, aqui fica uma brecha que os autonomistas dos outros partidos podem eventualmente explorar.
Terceira nota. Como sempre acontece a pretexto de tudo e de nada, a oposição política madeirense não faz mais do que comentar. Anda sempre a reboque, é o que é. E ainda não percebeu que em política a iniciativa conta. Como não quiseram nem souberam antecipar-se, agora vão ter pela frente um ano inteirinho dominado pela agenda política do dr. Jardim. A despeito, insisto, de precisarmos com urgência de um programa a sério para a governação que nos falta.
Bernardino da Purificação

sábado, 6 de setembro de 2008

Basta que sim!

Hoje não me contive. Ri-me como há muito não acontecia, graças à prosa deliciosa, inimitável e levemente impenetrável desse grande vulto do socialismo da Madeira que reivindica a autoria do Basta que Sim.
Francamente gostei do que li. Apesar, vou já dizendo de passagem, de um número apreciável de incongruências que não pude deixar de assinalar paredes-meias com uns quantos processos de intenção a que o dito recorre sempre que lhe apetece.
O cavalheiro em questão parece andar maçado com a forma como se apresenta o autor deste blogue. Como cada um se maça com o que quer, confesso que nem sei o que lhe diga. Por mim, pode continuar a maçar-se à vontade. Se não quiser fazê-lo, tem bom remédio. Como sei que gosta do que é genuíno da Madeira, recomendo-lhe um chá de alfavaca da serra. Dizem que faz bem. A quê não me pergunte. Mas, se experimentar, vai ver que é capaz de servir para alguma coisa. Faço questão, porém, de declarar desde já. Dispenso os agradecimentos. Só estou aqui para ajudar.
Retomando o fio à meada, temos então que o dr. Fonseca considera que o autor destas linhas tem todo o direito de se apresentar aos frequentadores da blogoesfera como muito bem quer e entende. Porém (ele há sempre um porém nas cabecinhas moralistas e inquisotoriais), o dito cujo considera ter igual direito de me colar uma suposta identidade e de me atribuir uma hipotética intenção.
Quanto à primeira, o dono do Basta que Sim, insinua uma imagem sugestiva. Eu terei andado um dia, no perclaro dizer de sua excelência, de caneta em riste. Pobre de mim! Gosto, é verdade, da sugestão quase épica - já me estou a ver cruzando montes, vales e terreiros da luta, montado em fogoso corcel e arremetendo contra os ímpios de caneta em riste. Enternece-me a deferência do dr. Fonseca. O problema (o meu, é evidente) é que se engana. O mais que até agora tive em riste chama-se outra coisa. E isso, como é bom de ver, não vem agora ao caso. Até porque (suspiro!!!) já foi há tanto tempo (que me seja perdoado o tom intimista e nostálgico da confissão) que quase nem dá para lembrar.
Posto isto, passemos à intenção que me é atribuída. Eu terei, diz o meu ilustre leitor e crítico, um qualquer problema com o sistema. Engana-se mais uma vez. Até porque o único sistema que faço questão de cuidar é o hidráulico, e esse vai andando bem com a graça do Senhor, do Grande Arquitecto, ou do Altíssimo, se vosselência preferir.
Não tenho problemas com nenhum sistema, pode crer. Nunca tive e garanto que nunca hei-de ter. Até porque sei que preocupações dessas são um exclusivo seu. Pode crer que tenho plena consciência de que só você tem autoridade moral, política, cívica e cultural para falar do que quer que seja. Sobretudo do sistema. Sempre foi assim. E assim há-de ser sempre. De maneira que lhe peço e sugiro que nos brinde com as suas brilhantes e doutas análises e deixe de atribuir identidades e intenções a quem não tem o desprazer de conhecer. Não perca tempo. Pelo menos comigo. Pode crer que não mereço. No entretanto, espero que me conceda o direito de andar por aí a escrever despretensiosamente com o parco sentido crítico que infelizmente me foi outorgado. Agradecido.
Bernardino da Purificação

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

As adições subtractivas

Sei que vou com alguns dias de atraso. Mas, que querem? A espessura do Verão retarda-nos por vezes a observação e a disponibilidade. E o pesado capacete que a geografia e o tempo nos põem em cima convida muito mais à inacção do que a qualquer frenesim bloguístico-político. Porém, mesmo retardatário, acho que ainda vou a tempo de alinhavar três ou quatro frases a propósito de um facto da política madeirense muito menos inocente ou inócuo do que à primeira vista se poderia supor.
Quero falar então da presença, certamente querida, ternurenta e simpática, do deputado do PND na Festa da Liberdade do PS. Não para sublinhar o exotismo político da coisa. Mas para enfatizar o significado profundo de uma aliança objectiva que o PS de João Carlos Gouveia já nem é sequer capaz de disfarçar.
Desde o princípio que se sabe que o PS-Madeira vive uma espécie de esquizofrenia política. Para mal dos seus pecados, o partido continua a ser adiado e estrategicamente condicionado pelo chamado grupo do Éden, o qual actua por fora e mais ou menos na clandestinidade. Mas como entretanto é necessário dar pública nota de que existe enquanto partido, faz emergir periodicamente do vazio em que há muito caiu um porta-voz devidamente acolitado cuja degola todos esperam tranquilamente que um dia aconteça.
E isto é assim há anos. Há um PS oficial que faz barulho, oposição e leva pancada. E há um PS elitista, avesso às brigas públicas e dado aos negócios privados, que vive politicamente na repimpa da boa vida, que não se opõe a coisa nenhuma e que só dá a cara nos happenings e nas entrevistas televisivas que por acaso derem jeito.
A coisa é de tal ordem que até a nossa têvê já reparou na dupla face socialista. A uma, à primeira, vai sendo concedido um tratamento consentâneo com a sua existência oficiosa. À outra, e ao contrário, vai-lhe sendo ocasionalmente dada uma presença luzidia nos telejornais sempre que é necessário equilibrar as contas dos tempos de antena.
É claro que o PS oficial exibe volta e meia o seu desconforto. O deputado Carlos Pereira atira-se à têvê que temos. O líder parlamentar socialista esbraceja contra a esperteza saloia da nossa televisão pública. João Carlos Gouveia, esse, vai-se consumindo em arengas que ninguém entende sobre o chamado sistema. Ao mesmo tempo que o PS do Éden se vai rindo da cena na companhia circunstancialmente amiga do companheiro Leonel (o de Freitas, entenda-se).
Onde é que entra nisto o PND? É simples. Percebeu que a direcção de Carlos Gouveia é-lhe politicamente útil, apesar de nem sequer conseguir mandar no seu quintal. Entendeu que o PS oficial só se consegue fazer ouvir quando fala forte e grosso. E tem clarinho como a água que pode vir a receber de herança todos os que virarem as costas ao PS quando João Carlos Gouveia acabar por estatelar-se. O pior é se acabarem todos por descobrir que em política há somas que às vezes subtraem.
Bernardino da Purificação

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Perplexidades de Verão

O insuspeitíssimo JM deu ontem um larguíssimo espaço ao discurso directo do conselheiro Monteiro Diniz. Nada a dizer quanto a este facto. Até os autonomistas mais empedernidos têm o direito de dar voz ao ex-senhor ministro. Sobretudo se o objecto da entrevista for a Autonomia.
Ora, foi isso que aconteceu. O JM estendeu a passadeira vermelha ao senhor representante. E este não se fez rogado. Sentou-se na majestática e habitual condição de catedrático da matéria e vá de debitar doutrina autonómica a torto e a direito. O controlo das leis assim. A Assembleia regional assado. O estado unitário para aqui. Os poderes do representante para acolá. Uma lição, em suma. Tanto para os autonomistas, como para os não-autonomistas. Sobre a Autonomia? Claro que não. Isso já seria pedir de mais. Apenas e só sobre aquilo que a erudição do ex-senhor ministro entende que sabe sobre a matéria. E as coisas que ela sabe...!
É tão vasto e magnífico o conhecimento do senhor conselheiro que ele até concede que no futuro pode perfeitamente desaparecer, sem sobrevir qualquer mal ao mundo, o cargo que ocupa. Mas eu, que estou sempre no contra, dei por mim a apontar-lhe uma lacuna no pensamento. Em toda a entrevista foi incapaz de explicar o que é que a Autonomia ganha com a manutenção presente do elevadíssimo e por certo patriótico cargo que faz o favor de desempenhar. Mas isso, é claro, não há-de passar de um mero pormenor. Aliás, tão pequeno que o solícito e educadíssimo entrevistadeiro nem sequer se deu conta dele. Só isso, presumo, pode explicar a total ausência de perguntas jornalística e politicamente interessantes. Isso, claro, mais a posição de cócoras em que o dito jornaleiro se pôs perante tão magno entrevistado. Ele foi vossa excelência para aqui, sua excelência o senhor Representante para acolá, numa demonstração de subserviência que a palavra chocante nem é capaz de traduzir com suficiência bastante. Uma lástima.
Curiosamente, a mesmíssima edição do autonomista JM inclui um artigo do dr. Jardim. Não foi para contrabalançar, posto que o nosso líder não precisa de contrabalançar o que quer que seja: ele tem literalmente ocupadas as páginas de opinião do jornal, sem remorsos ou meias-tintas. Mas não deixa de ser quase irónico que o artigo doutrinário do dr. Jardim contivesse uma exortação à resistência autonómica! Querem ver que, afinal, ao contrário do que para aí com maldade se diz, não é o dr. Jardim quem define a orientação política do jornal que há-de continuar a pagar até ao dia em que o mandar encerrar! Se calhar, e pelos vistos, andamos todos enganados. Ou então anda tudo às avessas e sem rei nem roque, que há outros aspectos da nossa vida colectiva bastante mais importantes. Como a segunda derrota consecutiva da direcção regional futebolística que dá pelo nome de Marítimo. Ou, quem sabe, como a preparação da acção judicial anunciada e prometida contra o juiz abelhudo Baltazar Garzón. Alguma coisa há-de ter sido. Mas que isto já começa a entender-se mal, lá isso...
Bernardino da Purificação