segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A peixeirada punida

De repente, uma pequena notícia suspendeu-me o cepticismo. Passo a explicar. Soube há instantes que o dr. Jardim foi condenado a pagar uma indemnização à dirigente socialista Edite Estrela. Vinte mil euros. A decisão foi tomada pelo tribunal Judicial do Funchal, que não achou bem que o presidente do governo tivesse tratado uma sua adversária política ao arrepio das regras de urbanidade a que todos os cidadãos estão obrigados. Vinte mil euros é pouco? É verdade que sim. É quase nada. Mas é, porém, o suficiente para explicar ao dr. Jardim que há limites que não podem ser ultrapassados.
É claro que o cavalheiro em questão não há-de ter aprendido nada com a lição. Não por que seja um malcriado compulsivo. Nem, muito menos, por lhe ter eventualmente faltado em pequeno a dose recomendada de chá. Pensando bem, o problema do dr. Jardim é de natureza diversa. Tem que ver com a percepção que tem dos resultados da dialéctica política que escolheu. E está directamente relacionado com a prudente distância a que preferem situar-se os alvos potenciais da língua de sua excelência.
Permitam-me que explique. O dr. Jardim é como uma criança a quem nunca foram ensinados limites. Sempre que berra, obtém o que quer. E como os seus berros têm sempre recompensa, não encontra razão para mudar de conduta. Trata-se, no fundo, de um problema decorrente da relação existente entre o estímulo e a resposta, nos termos dos mais elementares processos de aprendizagem.
Directamente relacionado com este, há um segundo aspecto. Depois de largos anos a berrar, o dr. Jardim deu-se conta de que a generalidade das pessoas de bem receiam a sua língua. Não pela substância do que possa dizer. Mas sim pela grosseria useira e vezeira de que é portadora. Compreenda-se. Nem toda a gente tem pachorra para descer ao nível das presidenciais peixeiradas com que sua excelência já nem consegue surpreender ninguém. De modos que o cavalheiro em questão acabou por perceber que a sua já crónica e relapsa boçalidade, para além de materialmente compensadora, funcionava com sucesso como estratégia de intimidação. Afastando da política algumas pessoas qualificadas que eventualmente lhe pudessem fazer frente. E inibindo os seus adversários directos de firmemente se lhe oporem com pública veemência.
Ou seja, o dr. Jardim aprendeu em trinta anos de vida política como tornar toda a gente refém do seu destempero. E só há-de um dia mudar se porventura o que aprendeu acabar por tornar-se ineficaz. Espero por isso que esse dia esteja a chegar. E quero acreditar que a sentença de que hoje tive conhecimento pode constituir a demonstração de que há um meio de suster as diatribes do dr. Jardim. Esse meio tem nome. Chama-se Justiça. E, pelo menos na aparência, conseguiu desta vez proteger uma vítima. O problema é se tal desfecho só ocorre quando vítima e agressor se movimentam num patamar de idêntico poder. Mas como isso é coisa que só adiante se verá, tenho o prazer de declarar que me considero a partir de hoje um pouco menos céptico. Em relação à Justiça, claro está.
Bernardino da Purificação

13 comentários:

Unknown disse...

Felizmente que a berraria do AJJ já não surte o efeito de outros tempos e desde que as pessoas não temem as represálias e estejam à mesma altura,o homem começa a perder terreno.

Anônimo disse...

Aleluia ! Deus tarda mas não falta.

Afinal a JUSTIÇA existe e funciona.

Bendita Drª Estrela, louvado o seu Advogado.

O Reino dos Céus para o Meritissimo.

Os Madeirenses são pessoas de bem, com poucas e reconhecidas excepções. Chegou a altura de dividir o trigo do joio.

Anônimo disse...

Finalmente o inimputavel do Dr. Alberto Bokassa Jardim, começa a ser responsavel pelas consequencias das suas reconhecidas inimputabilidades.

Por que esperam todos os demais, difamados, injustiçados e prejudicados pela marca da BESTA.

Uni-vos Madeirenses, chegou a hora de exigirmos que os nossos destinos sejam dirigidos por uma pessoa de bem.

Quanto ao Bokassa, trapiche com o gajo...e já agora arrebanhem esse tal de Jaime Gama, para jogar à bisca lambida com o seu venerável admirado.

Anônimo disse...

JUSTIÇA...? É isto que é justiça ?

Sinceramente, justiça é tudo aquilo que acaba por prejudiciar, mediata ou imediatamente o nosso conhecido lider Alberto João ?

E depois queixem-se, se o nosso Veneravel e Dignissimo Grande Chefe, desistir e voltar a emigrar para a Europa, conforme o fêz durante os trezentos e tal mil anos em que se mantám no poder.

Felizmente nem todos pensam com os mesmos neuróneos do "inteligente" do Juíz que condenou o nosso Querido Chefe, daí que o Sr. Dr. Sergio Carreira Rebelo, Distintissimo Advogado desta magnificiente Região do Mundo, se encontra a organizar em conjunto com a conhecida e reconhecida massagista da venerável esposa do VP, um jantar a ter lugar na proxima sexta-feira, pelas 20 horas, no terraço do prédio da - Silva, Tropa, Militar, Sargento, Arvorado e demais Sabujos - Sociedade de Advogados - RL ( Reles e Lastimavel)

Anônimo disse...

Ah malandros...!, pensava que a mansagem tinha terminado ? Pois bem enganaram-se seus marôtos.

O Jantar, dirigido e organizado pela queridérrima, Pintilhana, aceita inscrições através desta caixa do correio, para todos aqueles que pretendem prestar apoio solidário ao Grande Chefe Dr. AJJ.

Para aqueles que pretendem mais, ou seja, pagar a indeminização arbitratada à Drª Estrela, então escrevam o NIB do Dr. AJJ;

SIRAM;RENAULT;TROPAIMOBILIARIO;EDIFERVICEPRESIDENTE;MAMANÇOFISCALMARITIMO;PREDIOBANIFBANIFBANIBANIF.

Anônimo disse...

O RECURSO VAI AVANÇAR. UMA COISA PORÉM É CERTA: A INIMPUTABILIDADE DO HOMEM ACABOU. O CRESCENDO EM QUE VINHA QUALQUER DIA MONTAVA UMA "NOITE DAS FACAS LONGAS" COM A DOSE DE TERROR À BOA MANEIRA DO ALEMÃO LOUCO VARRIDO

Anônimo disse...

A presente sentença, muito embora pendente de confirmação por parte dos Tribunais Superiores, na a hipotese de alguma das parte interpor recurso, uma certeza já nos concedeu, a falta de respeito é sancionavel, mesmo para aqueles que se julgam impunes (leia-se imunes).

Espero por bem, que todos os prejudicados pelas baixas e criminosas atitudes do AJJ, sigam o exemplo, tornando-se esta via a garantia do retorno à necessária boa educação que todos exigimos e merecemos.

Anônimo disse...

agora os tribunais são bons... curioso...

Anônimo disse...

Leio este blog com assiduidade e considero-o o melhore da "blogosfera regional".Longe vão os tempos em que dirimia quase a uma só voz palavras e argumentos no www.esquinadomundo.blogspot.com(a partir de 2003 - infelizmente acidentes de percurso fizeram com que esses arquivos se perdessem, só restando agora uns meses de 2006).
E foi em jeito de homenagem à qualidade da argumentação apresentada, bem como da própria escrita, que seleccionei um dos seus posts para esta próxima edição do Garajau.
Emanuel Bento

Anônimo disse...

Melhor e não "melhore" - deve ser do adiantado da hora!
EB

Anônimo disse...

Melhor e não "melhore" - deve ser do adiantado da hora!
EB

Scherzan disse...

Pelos vistos, ela também foi uma desbocada...
Devia ter estado calada quando teve oportunidade!

Anônimo disse...

Para além da sua reconhecida qualidade, aliada à tempestividade e independencia das suas legitimas posições, é seguramente o "blog" mais incisivo e bombastico da nossa "blogosfera", além de que os seus comentários, potenciam a discusssão de temas outrora tabú, neste deserto de ideias e principios.