sábado, 14 de fevereiro de 2009

A consequência da recaída

O dr. Ricardo Vieira é com certeza uma pessoa estimável. Tem um passado de afirmação de convicções. Construiu um percurso político fundado na afirmação de valores. E quando entendeu já ter dado o bastante ao peditório exigente da política regional, arrumou os papéis e foi tratar da vida. Nada a dizer. É refrescante saber que nem todos estão condenados à política como meio de subsistência.
Um certo dia, porém, o dr. Vieira teve uma recaída. Pensou provavelmente que o seu ofício de advogado era compatível com as exigências da política. E como todos os partidos, à excepção do PSD, têm problemas de recrutamento de quadros, acabou por ceder ao apelo do regresso. Resultado: a política regional recuperou o grato privilégio de voltar a contar com a valia do seu prestimoso contributo; e o dr. Vieira aproveitou para casar, da forma mais mitigada que julgou possível, a vida profissional que tem com a inclinação política que nunca deixou de ter. Nada a apontar. A não ser talvez, e hão-de perdoar-me o sentimentalismo da nota, a emoção que não calo diante do quadro de uma vocação recuperada.
Enquanto político, o dr. Ricardo Vieira é actualmente vereador na Câmara Municipal do Funchal. Participa nas reuniões do órgão executivo camarário. Tem, como toda a vereação, uma palavra a dizer sobre licenciamentos e demais expediente da vida da cidade. Dispõe, por isso mesmo, de informação privilegiada. E se é verdade que a maioria da Câmara passa bem sem a graça do seu voto, o facto é que ele anda por lá, ouve e faz-se ouvir, acede aos documentos, e tem portas abertas para tudo quanto seja corredor ou gabinete. Nada a objectar. Seria insuportável saber que um eleito se sentia inibido de exercer em liberdade o mandato outorgado pela democracia e pelos munícipes.
Para além de pessoa estimável e político recaído, o dr. Vieira é também advogado. Tem um nome dos mais sonantes da praça. É, ou foi, examinador de estagiários e escrutinador eleito da conduta ética dos colegas. É sócio de um escritório conhecido, ecléctico, e com ligações íntimas ao poder político regional. E, por consequência, defende clientes e representa interesses. Nada a opor. É da natureza das coisas que os advogados façam seus os interesses dos seus clientes.
Ou seja, desde que decompostas e individualmente consideradas, nenhuma das versões do dr. Vieira parece ser merecedora do mais pequeno reparo. Pelo menos, para quem se limite a ver a superfície da sua imagem pública. O político recaído merece consideração. O representante de interesses é credor de respeito. O único problema que por vezes se nota é a confusão que nasce da mancebia em que vivem o defensor esperado do interesse dos munícipes e o advogado que defende, e faz seus, interesses particulares.
Pensa o dr. Vieira que a nódoa se apaga se se abstiver de votar nos casos em que a lucrativa esquizofrenia das opções que toma o coloca nos dois lados do processo decisório. Engana-se, como é evidente. Ele foi eleito para tomar posição e não para se abster. E o facto de haver um laivo de decoro (ou será de hipocrisia?) a conduzi-lo à abstenção só serve para atestar a grosseira incompatibilidade em que reiterada e gritantemente incorre.
E o líder do PP não tem nada a dizer?
Bernardino da Purificação

20 comentários:

Anônimo disse...

Tapar o sol com a peneira, nunca se tratou de arte do meu agrado.

Há décadas que se fala na incompatibilidade entre ser deputado e advogado, dado que segundo os criticos, o deputado legifera aquilo eventualmente se adaptárá ao seu Constituinte.

Será verdade ? É possivel...obviamente dentro de ume possibilidade adaptavel aos interesses em causa, a qual, exige a conivencia dos restantes deputados apoiantes da maioria que aprova tal medida, sejam eles advogados, médicos, engenheiros, arquitectos, jornalistas, empresários, pintores, etc., etc e etc...!

E o vereador...aquele que aprova especificamente o pedido do cliente, que ele pessoalmente recebe na Camara, abre-lhe a porta, oferece-lhe o café e concluido o trabalho, vai despedi-lo à porta ?

É incompativel ?

Obviamente que o Dr. Vieira e outros em condições identicas (penso que felizmente na Madeira, temos somente este triste exemplo) dirão que a lei admite, pelo que não existe qualquer ilegalidade censuravel à luz desta.

Será ?

Se assim for, porque é que o reconhecido Advogado, Dr. Chaves, ao invés de assumir o patrocinio do seu hotel na Rua da Carreira, patrocinio que aliás dedica pessoalmente e com grande responsabilidade profissional a todos os seus prosperos negócios, solicitou o apoio do Vereador/Advogado, Dr. Vieira, para legalizar o seu ilegalizavel hotel ?

Por motivo identico, porque será que a Drª Conceição Rebelo, Advogada de méritos prestados no Funchal, não conseguiu obter para o seu Hotel na Estrada Monumental (ex-Crown Plaza), aquilo que mais tarde, o Dr. Ricardo Vieira, conseguiu com retumbante exito ?

Será que o Dr. Fausto Pereira (reconhecidissimo Advogado com escitório nesta cidade)quando solicitou os serviços do Colega Dr. Ricardo Vieira, fê-lo na expectativa de que o prédio do seu vizinho seria abatido pela Camara ?
Pois é, não deitou conta que o Advogado do seu vizinho, tratava-se do Dr. Tropa (Genro de AJJ), sócio do Dr. Vieira, pelos que os seus argumentos politico-biologicos foram certamente mais fortes. Que vergonha ?

A verdade, a pura verdade, é que temos aquilo que merecemos...!

A titulo de curiosidade, algum de vós saberá informar-me se o Dr. Ricardo Vieira é bom dancarino...?

Anônimo disse...

Estimável ?

Seguramente pela bondade do nosso Anfitrião...!

O Pai, virou Socialista, quando da revolução.

O Dr. Ricardo Vieira, depois de se ter associado ao PS (sem prejuizo das associações dispares entretanto por este efectuadas)resolve todos os grandes problemas da CMF.

Acreditam na futurologia, pois bem, o Dr. Ricardo Vieira, dentro em breve vai resolver o problema do "Minas Geraes", obviamente depois de ter renunciado ao
"Brasileiro", aquele que muito o encheu de...!, na altura seu grande e estimavel Cliente.

O Grupo Sousa, vai esculpir uma estatueta (nem se trata de grande trabalho, dado o irrisório tamanho do objecto) do super legalista Dr. Ricardo Vieira, até como forma do pagamento dos dinheiros com vista às eleições..proximas!...por que estas...segundo consta...o subsidio foi para os ABREUS.

Anônimo disse...

Pasme-se...o Dr Vieira faz o que faz, e o seu castigo, é ser catapultado para o centro de informação nacional...?

Então esse Sr. Dr. , não é advogado há muitos anos, das empresas que necessitam apoios especiais na CMF ?

Perguntar não ofende, aguardemos plea explicação so inquiridor ANTERIIOR

Anônimo disse...

Nas ultimas semanas muito se falou do alegado caso "Freeport", pelo que na senda desta verdadeira avalanche noticiosa, recordo-me de uma maquiavélica, fraudulenta e criminosa operação financeira, iniciada pelo Dr. Vieira, o qual baptizou-a de "LUPINUS".

Esta operaçãozinha gerida na Madeira, foi catapultada pelo BES - Madeira, para Liboa, por lá agregou uma insuspeita personagem, o então Ministro Portas, o qual de braço dado com banqueiros, empresários de telecomunicações e de outros produtos mais, que também vêm nos jornais, aportaram ao Basil, tendo desencadeado um verdaeiro escandalo financeiro e criminoso, cujo resultado, obviamente,ainda hoje, todos (obviamente nós)desconhecemos.

E viva a Justiça e a putativa (porque não é mais do que isso) honorabilidade dos seus impolutos responsaveis.

Ao menos tenham vergonha e deixem-se dessa treta de se mascararem de sérios, até porque o Carnaval são só tres dias.

Bruder disse...

Que grande e salutar ETAR,de águas pestilentas e cruzamento de esgotos diversos, este cantinho se transformou, para os espíritos irrequietos da maledicência local!Ainda bem que este espaço, e é patrulhado pelos espíritos purificadores .As respectivas esposas , agradecem.Nada há como esfregar a língua nas mágoas dos demais, para ter a sensação de um bom hálito na sua própria boca.Reparem no estilo vernáculo-insinuante, tipo escrita à carvão- não queima , mas suja - do Sumo Sacerdote da Verdade, o Purificador das Ilhas !Que gozo deve dar-lhe estas ejaculações mentais, na falta de outras reais .Bem-haja , Bernardino!Se não fora vossa mercê, quem mais ousaria congregar estas "mentes denunciadoras",estes pajens da pulcritude, estes anotadores dos factos diversos das personagens domésticas ?Certamente estes engulhos, e suas gargantas -profundas, servir-lhe-ão de acólitos na sua magna cruzada lexicografa, para repor a ordem moral-ética , os bons e leais costumes e tradições madeirenses, à moda antiga,nas esquinas do Golden Gate. E em tudo o que é esquina neste Ilha, já agora.Um conselho gratuito, e vale o que vale ; apresente a sua candidatura, sr da Purificação geral.Necessitamos de gente como vossa mercê, gente Nobre , de franco e aberto carácter, de moral à prova da bisbilhotice , que dão a cara às adversidades da selva politica, que nada têm a reprovar-se, enfim os tão típicos " salvadores da pátria" , neste caso " salvador das Ilhas ( selvagens incluídas, por favor).Se o leque de partidos, partidinhos, e " correntes de opinião" já existentes não lhe convier,lance mais um na ribalta politica.Apresente o seu programa, os tópicos da sua ideologia, os " sonhos de governante".Deixe-se de ser espírito efeminado,quezilento, insinuador,bilhardeiro, enfim, sendo supostamente varão, aja como tal.Simples !

Bruder disse...

*ainda bem que espaço existe

Bernardino da Purificação disse...

Sai um alka-seltzer para o bruder da esquina.

Anônimo disse...

Fosga-se!!! O Bruder engoliu um dicionário.

Anônimo disse...

Caro Bruder, dado que os impostos desta nóvel Região do Povo Superior, não me permitem grandes rasgos, reconhecendo que as vinte e quatro horas possivel do dia, dedico-as na totalidade ao impiedoso sistema fiscal selvaticamente dirigido por aquele que publicamente reconheceu, encontrar-se preparado como arma de arremesso dirigida aos infieis do impiedoso e totalitário regime dirigido pelo seu Mandante, venho somente informá-lo que de acordo com o Dicionário da Acadaemia das linguas de lisboa, a palavra MERCENARIO, , reconhece como aquele que "...trabalha por interesse a troco de dinheito..."

BRUDER ou não Bruder, já visitou a sério a miséria e fome que se vive nesta Região ?

BRUDER já questionou, como é que ganhando os Senhores Secretários Regionais do GR, podem estes apresentar os indices de riqueza que apresentam ?

BRUDER já avaliou o custo sem retorno das muitas obras publicas efectuadas nesta RAM, com o unico objectivo de encher o cú dos seus responsaveis ?

BRUDER, nesta RAM do alegado Povo Superior, mais depressa se lincha uma pessoa séria e toda a sua familia, do que se rifa um papagaio (conclusão do Dr. Virgilio Fonseca de Oliveira, Venerando Juiz Conselheiro, numa sua intervenção judicial)

BRUDER já pensou que não passa de um reles mercenário, que nem categoria tem, para vender um simples pente a um dos muitos reles Capitães Roby, que proliferam nesta mer..a desta MADEIRA ?

Anônimo disse...

Será que é descontado ao Snr. Dr. Ricardo Vieira o montante correspondente à sua ausência da(s) votação(ões)? Já agora, o mais lógico seria estar presente na(s) votação (ões) e SEM direito a voto pois é totalmente ilógico estar presente durante a discussão de assuntos, previamente agendados e relacionados com seus clientes, onde certamente intervém e ausentar-se quando das respectivas votações! Ou será que as referidas discussões não condicionam as votações?!

Anônimo disse...

Hesitei, confesso, se deveria ou não fazer este comentário. Foi decisão de 2 dias e ela aí vai. O homem público Ricardo Vieira prestou, no DN local, as explicações que, em seu entender, justificam o comportamento adoptado. Não está livre dos juízos de valor que, sobre os mesmos, outros emitam discordando das suas atitudes. A liberdade de expressão é isso. Algo muito diferente é o comportamento, esse sim "bilhardeiro" do auto-cognominado BRUDER.
Oh homem você ainda não entendeu patavina daquilo que está em causa nos escritos do Bernardino. A comprová-lo temos este seu naco de prosa: "Se o leque de partidos, partidinhos, "correntes de opnião" já existentes não lhe convier, lance mais um na ribalta política". Pois, já temos partidos e ideologia que chegue, assim pensa o BRUDER...
Sou bisonho mas não o suficiente para não admitir que o BRUDER já viu o suficiente do filme e ao sentir as barbas a queimarem-se enverede rapidamente para o redil do pensamento único tão na moda por estas bandas.

Anônimo disse...

sugestão: o tempo que o Dr. Ricardo Vieira está ausente das votações que se relacionam com interesses de clientes seus, poderá ser preenchido "aviando" clientes que por sua vez permitir-lhe-ão ausentar-se em futuras votações.será que há um vereador-advogado (advogado-vereador?!) da Câmara de Luanda a defender interesses de um Hotel ligado à filha de Eduardo dos Santos...

Anônimo disse...

«Oh homem você ainda não entendeu patavina»

Caro Jorge Figueira

Penso que está enganado. Tenho lido as pérolas da prosa de bruder e cheguei à conclusão de que se trata, não de um homem, mas de uma senhora e, evidentemente, loira.
Mais uma vez insisto: não batam muito nela (numa senhora nem sequer se bate com uma flor), porque corremos o risco de a perder.
Acho-lhe um piadão!
Por outro lado, dá-nos a suprema satisfação de verificarmos que o autor deste blogue está a acertar em cheio. A sua mensagem está a ser recebida e já há gente a sentir-se incomodada...

Anônimo disse...

Acertar em cheio, e de que maneira! Na mouche!
Bem visto, F.Vouga, quanto à cor do cabelo, à "loirice", do incomodado Bruder. Ele deve estar "comendo terra".

Anônimo disse...

A ser correcta a apreciação do Senhor Coronel de que se trata de uma Senhora Loira,inquieta e incomodada,veio-me à lembrança a receita que o saudoso Dr. Aníbal Faria passou a uma freirinha igualmente perturbada:
Um homem!
Se não se tratar de uma dama mas de um "damo", membro da pujante comunidade "engraçada" - que, cada vez mais, vai tomando conta de tudo o que mexe - a receita pode ser a mesma.
Não haverá por aí uma alma caridosa que lhe esfrie os calores?!

Anônimo disse...

Carissimo Bernardino, os cães (raivosos) ladram e a caravana passa.

O germanófilo do Bruder, seguramente embuido dos fieis principios nazis, não esconde a sua verdaeira raiva, àqueles que desobrigados dos seus criminosos favores, expôem de forma clara e objectiva a sua livre critica.

O Hitler também psicoticamente sonhou que dominaria o Mundo...coitados deles, porque deles, será sempre e eternamente o reino da ignorancia, o reino da intolerancia, do obscurantismo,da iletracia do cabotinismo e da estupidez precoce e permanente.

O Hitler ainda teve a inteligencia de aliviar a humanidade da sua reles presença, o Bruder, contrariamente, autista e psicologicamente em fase terminal de existencia, ainda tenta impor-se, agora através de mercenárias e esclerosadas intervenções, sem letra nem compasso.

Meu triste Bruder, ao tempo que chegaste...já nem a chaleira dominas...!

Anônimo disse...

O Sr Dr. AJJ através do seu inconfundivel estilo, vem hoje através do seu inegavel JM, presentear os seus leitores com um artigalho que apoda de "Bufos".

Ora de acordo com referido naco jornalisticos, diz que as cartas anonimas que alguém a partir de agora lhe dirigir, vão directamente para o lixo.

Esta criatura, obviamente que usa e abusa da paciencia dos mais pacientes, lembram-se hà algum tempo a esta data, em que o dito do alto do palanque, solicyava aos Madeirenses para lhe escreverem cartas anónimas, dando-lhe conta do efectivo mamanço dos seus dilectos colaboradores.

Porque terá mudado de posição...incomodado com tanta história ?

Ou será que algumas das muitas histórias que lhe contaram, explodiram muito perto do seu claustro.

Quem será o misercordioso interessado em mostrar a esta venerável criatura o caminho das pedras...obviamente com destino ao infinito ?

Anônimo disse...

FERNANDO VOUGA Fez-me rir com aquela da loira. Está muito bem vista. Já me confessei bisonho mas não tanto para me deixar enganar por este ou outro BRUDER do mesmo estilo independentemente da perturbação e descontrolo com que o ente se manifeste. O vocábulo ente previne a hipotese de ser mulher e loira...

Bruder disse...

Afinal Bernardino, dito da Purificação, o que lhe incomodou mais ? Aquilo da suposta virilidade ultrajada ?E já que estamos, quantos heterónimos usou para " lavar" a " afronta"? Patético!

Bernardino da Purificação disse...

Vá lá, bruder, condesceda. Eu sei que é capaz de melhor. Faça um esforço e seja sério. Não consegue? A fúria cega-o? Ora bolas. E que tal um chá de tília? Já sei. Prefere um xanax. Lamento, mas não tenho. O alka-seltzer fez-lhe bem ou precisa de um anti-emético? Olhe que o verdete da bílis ainda lhe faz mal... Vá lá, cuide-se. E cuidado com os resfriados.
Cumprimentos cordiais e saudações revolucionárias.
Bernardino da Purificação