quinta-feira, 10 de julho de 2008

Dívidas públicas para negócios privados

O dr. Cunha e Silva parece afinal ser um político com sorte. Os milhões que continua a afundar no Lugar de Baixo parece que vão acabar por ter algum préstimo, graças à caridade do Grupo Pestana.
Digo de outro modo. Com sorte, a sandice política a que o nosso vice se entregou com assinalável zelo pode não acabar tão mal como seria de esperar. Aquele amontoado de betão que à revelia dos estudos, do senso e de todas as regras de boa utilização dos dinheiros públicos mandou construir de raiz acaba de ser arrematada em hasta privada por um preço ainda ignorado. Num negócio de contornos pouco claros. Mas que, pelo menos até ver, parece ter o mérito de salvar o pescoço do alegre esbanjador do dinheiro alheio que o dr. Jardim escolheu para seu vice.
Manda a decência que advirta que a meia dúzia de ideias que se seguem não serão mais do que o registo impressionista que retenho acerca de um processo que, pelos vistos, terminou agora com a realização de uma espécie de leilão unipessoal e privado de base de licitação desconhecida. Não o faço com o intuito de me desonerar da objectividade que, apesar de tudo, me esforço por ter. Faço-o, podem crer, por me incomodar a sensação de que sei tanto de obras marítimas e de dinâmica costeira como o decisor supremo da marina do Lugar de Baixo. Ou seja, sei rigorosamente nada. Mas se isso não impediu o dr. Cunha de perpetrar o disparate que cometeu, já a mim, a ignorância tem a tendência de me recomendar a contenção. Serei, pois, contido. Porém, não ao ponto de passar ao lado da questão sem a incomodidade de algumas perguntas.
Não sei, por exemplo, quanto vai pagar na realidade o Grupo Pestana pela posição que vai tomar numa infraestrutura paga com dívida pública. Do mesmo modo, ignoro se os montantes que virão a estar envolvidos na operação vão pagar ou não a totalidade do avultadíssimo investimento (estudos e obras de reparação incluídos) realizado no Lugar de Baixo. Mas há mais. Desconheço se o Grupo Pestana foi o único interessado no negócio. Não sei se outros empresários foram consultados. E tenho muitas dúvidas de que o interesse público tenha sido rigorosamente salvaguardado. E nada disto sei por uma razão simples e cristalina: quem devia dar explicações aos madeirenses anda fechado em copas (ou será que o naipe é de ouros?), com a estranha complacência da oposição e dos media, como se ceder a um qualquer privado uma apetecível fatia do domínio público marítimo fosse coisa de pouca monta, ou como se transaccionar ou alienar a propriedade de uma obra pública fosse coisa que pudesse dispensar, ao menos, o formalismo da transparência.
Há coisas, porém, que sei ou julgo saber. Investir assim há-de ser facílimo. Desde logo porque não se pagaram estudos. Depois porque o financiamento e respectivos juros correram por conta do ainda dono da obra (isto é, todos os madeirenses). Finalmente, porque há todo um governo empenhado e mobilizado para viabilizar um investimento cuja titularidade vai passando de mansinho para as mãos de um privado.
É claro que sei também que as sociedades de desenvolvimento estão abertas aos capitais e aos parceiros privados. Mas não seria tudo mais transparente se os interessados se tivessem chegado à frente no momento das responsabilidades financeiras iniciais? Parece-me evidente que sim.
Bernardino da Purificação

17 comentários:

Unknown disse...

Diz-se que a "Madeira Velha" estava na mão de meia dúzia de ingleses,mas se repararmos bem, a "Madeira Nova" tem servido para encher a pança a meia dúzia também.Veja-se as privatizações e vendas de património da região em que mãos têm ido bater.São sempres os mesmos,com especial predominância do Pestana e Sousas.É para factos como estes que a Autonomia tem servido e o resto do Zé povinho "vai cantando e rindo".Cumprimentos.

Anônimo disse...

O negócio do século. O Vice, desonera-se do seu "aborto" e o Pestana por caridade, (não se chamasse a srª sua Mãe de Caridade Pestana)compra-o, para construir dois hoteis dentros dos proximos treze anos. Obviamente areia para os olhos dos descuidados. Resultado final, o aborto continua aborto, só que por razões de natureza politica e delfinato, mudou de proprietário.
Somente a talho de foice dado a insignificancia do problema, pergunto;
A RAM dispendeu só com o custo incial da obra, 24 milhões de Euros. Acrescentou-lhe de mais-valias mais cerca de vinte milhões, e vendeu por vinte milhões ?
A RAM, pode vender a um privado uma obra subsidiada pela UE ?
A RAM pode vender a um privado uma obra, cuja grande parte encontra-se sobre o dominio maritimo ?
Quando é que o GR da RAM deixa de tratar os Madeirenses por verdadeiros analfabetos e apresenta as contas deste negócio, nomeadamente com todas as verbas do ser real custo até à presente data.
É que uma coisa é nos encontrarmos calados, outra é esperteza saloia e porque não criminosa, de alguns pretensamente Superiores, que pensam que se encontram à margem de todas e quaisquer obrigações

amsf disse...

É só para lembrar que há c/ de mais de 1 ano a Soc. Desenvolvimento Ponta Oeste colocou uns cartazes gigantes junto à Marina do Lugar de Baixo em que se podia ver um empreendimento imobiliário entre a estrada e a marina. O AJJ, em campanha eleitoral, referindo-e aos cartazes acusou o PS de ter impedido a finalização do empreendimento. Pelo pouco que eu sei o Tribunal Administrativo (?) terá um processo a decorrer contra essa projectada construção imobiliária por se encontrar no domínio público marítimo. Aparentemente o Governo regional incapaz de terminar o projecto original tenta vendê-lo a um privado!

Esse suposto negócio entre o Grupo Pestana e o Governo Regional terá que esperar por uma decisão da justiça! Aqui já não se trata dos elementos da natureza mas do facto de tal empreendimento estar a ser projectado em domínio público marítimo! Como se sabe as leis dos homens são mais fáceis de contornar do que as leis da natureza! Pode ser que o negócio se concretize e que esse investimento ajude a diminuir o desemprego no concelho.

Anônimo disse...

Onde está o MP? E o PS-M?
Pelo que sei, os Tribunais só podem actuar se alguém pedir.

amsf disse...

Caro anónimo

Porque há-de o PS/M fazer o papel de bufo se é isso que o PSD/M quer? Se o fizer que o faça de forma encoberta. E o "amigo" o que é que está à espera?! Também pode participar ao MP!

Anônimo disse...

Desculpem-me os "comentaristas" mas certamente estão muito confusos. Então exercer um direito num estado livre e democrático é ser "bufo" ? E ignorá-lo permitindo a ilegalidade é ser democrato ou cumplice de ilegalidade ?
Eu até entendo a confusão, não vivessemos nesta Madeira do compadrio e da perseguição àquele que não cooperando com o PSD, não é objectivamente um bom pai de familia.
E depois têm a distinta lata de chamar de "fascistas" aos Salazares e Agostinhos Cardosos.
Até o "Sobrinho" faz discursos comparando a actualidade com o tempo do fascista, quando o dito viveu parte da sua vida, sob o tecto paternal do verdadeiro fascismo. ~
Podra, ele hoja fala desta forma, sbem porquê ? É fácil, se alguèm lhe recordar o tempo em que comeu no gamelão dopuro e duro fascismo, vão chamá-lo de bufo. Haja paciencia para reles subserviencia.

Anônimo disse...

Estou totalmente de acordo com este ultimo comentário (há que ter um pouco mais de cuidado com o Português, por forma que a verdadeira interpretação do sentido pretendido não ofereça dúvidas) pelo que também não tenho dúvidas que nós Madeirenses pecamos somente por ficarmos calados, perantes tamanhas imbecilidades e asneiradas assumidas pelos nossos governantes, nomeada e especialmente pelo Dr. Jardim.
Vou-lhes confessar um segredo, quando me desloco ao Continente Português, perante taxistas, empregados de hotel, restaurantes,etc., digo sempre que sou açoriano.

MMV disse...

Gostaria de convida-lo para um jantar de bloggers no dia 25 de Julho. Ainda não sei o local.

Confirme até dia 22 de Julho comigo ou dia 23 de Julho com o Sancho do Conspiração às 7.

Espero que tenha oportunidade de ir. Consulte: http://madeiraminhavida.blogspot.com/2008/07/ii-jantar-de-bloggers-de-madeirenses.html ou http://conspiracaoas7.blogspot.com/2008/07/jantar-de-bloggers.html

Os melhores cumprimentos.

Anônimo disse...

Quem é que o Sr. Baby, está convidando, o Sr. Bernardino ou os demais ?

Anônimo disse...

Bem, Bernardino, já te convidam para jantares de bloggers... Deixa-me adivinhar quem terá mandado fazer o convite...

Anônimo disse...

Sr. Bernardino eu áté agora sempre acreditei na tua independencia. Será que me enganei ? Por obséquio, poderás esclarecer-me ?

amsf disse...

Caros anónimos

Este não é um jantar partidário! Aqui cada um paga o seu!

Anônimo disse...

O tal de "amsf" tenta por motivos que não descortino, vender a todo o custo a sua independencia.
Atenção ainda existem pessoas com boa memória nesta Região, mesmo tendo sido convidados para jantarem sem pagar o seu.

amsf disse...

Há aqui um anónimo muito preocupado com a independência! Ainda não percebi quem é que certa gente pensa que é o amsf!

"Atenção ainda existem pessoas com boa memória nesta Região, mesmo tendo sido convidados para jantarem sem pagar o seu."

?????????????????????????????????!!!!!

Anônimo disse...

Julgo que esta "página" visa conceder-nos a possibilidad para de forma elevada e construtiva, possamos comentar os bons escritos do Sr. Bernardino da Purificação, pelo que aconselho aos "amsf" e demais anónimos a sediarem as suas querelas nos locais que se encontram ao nivel das mesmas.
Pelo menos tenham o bom senso de nos poupar.

Anônimo disse...

o ps-m ataca o delfim da marina?

amsf disse...

Caro anónimo, agente da facção Miguel Albuquerque

Não está à espera que seja o PS/M a proceder ao desgaste da imagem do vosso inimigo interno, ou está!? Há quem ache que pode usar a oposição para as guerras dentro do seu partido, neste caso o PSD/M e sair assim incólume do castigo do líder supremo!