sábado, 12 de julho de 2008

As pioras antes das melhoras

O prazo de validade de João Carlos Gouveia como líder do PS chegou ao fim. A partir de agora vamos com certeza assistir ao regresso das velhas práticas socialistas. Aquelas que se traduzem no facto de cada figura de proa reivindicar para si o estatuto de sensibilidade autónoma. Bem como as que se exprimem no alegre e público fratricídio a que volta e meia se entregam, essas mesmas figuras, como queridos inimigos. E assim há-de ser para descanso dos adversários. Pelo menos, até à emergência de um líder capaz de federar a maioria num periclitante compromisso qualquer.
Estou em crer que o próprio Carlos Gouveia estará preparado para a degola (salvo seja) que se lhe prepara. O mais certo, aliás, é que nunca tenha tido grandes ilusões quanto ao futuro que com ele tem encontro marcado. Ele sabe, como toda a gente sabe, que o PS não tem emenda. E não ignora a tendência mais ou menos suicidária que o partido foi adquirindo ao longo de anos de oposição sem rumo, sem estratégia, sem norte. O PS é de facto assim: enquanto houver um fundo ainda mais fundo do que aquele em que possa ter caído, há-de fazer todos os possíveis para piorar até poder um dia começar a melhorar. É um bocado trágico, reconheça-se. Mas é assim.
De maneira que, dizia, estou convencido de que João Carlos Gouveia sabe bem o que o espera. Foi por isso que admitiu um dia que poderia ser outro, que não ele, o candidato socialista a presidente do governo. E é por isso que se dá ao atrevimento de episodicamente bater o pé ao Largo do Rato. Pensará porventura que o despojamento com que está na liderança do partido, e que o leva a liderar sem cálculo pessoal, há-de ser creditado à conta de uma qualidade que os seus e os outros acabarão por reconhecer. Engana-se. Os outros hão-de continuar a votar-lhe um cada vez mais impaciente desprezo. E os seus a única coisa que verão é que já nem sequer podem contar com ele para a manutenção do lugarzito que têm. Daí até passar à condição de descartável vai um pequeníssimo passo. E alguém, um destes dias, há-de acabar por dá-lo.
Estou pessoalmente convencido de que o primeiro sinal público de que é chegado o momento de agir foi dado hoje por Maximiano Martins, no artigo que fez publicar no DN. Completamente ao arrepio da actual agenda político-mediática, o deputado socialista resolveu recuperar os resultados das intercalares de Gaula. Fê-lo com o propósito confesso de sublinhar que a derrota do PS foi a derrota de Gouveia. E assim está dado o sinal de que é preciso começar a fazer qualquer coisa para evitar que Gaula possa ser o prenúncio do que há-de vir por aí.
É claro que toda a gente sabe que entre Maximiano e Gouveia há contas antigas (as do braço de ferro da votação do orçamento de estado) ainda não resolvidas. O problema é que nessa contas entram também a direcção nacional do partido e a sempiterna facção simpaticamente cognominada de "grupo do éden". Ora, perante litigantes destes haverá quase nada a fazer. A não ser fechar a porta e entregar voluntariamente a chave. A curiosidade reside em saber o que fará André Escórcio e o que dirá Carlos Pereira (a ordem, como se imagina, é meramente alfabética). Para já não falar do camarada Vítor, que esse há-de fazer tudo para que todos percebam que só pode haver vantagens em conferir-se um mínimo de estabilidade e constância a esse magnífico e indispensável lugar de eminência parda que quase todos os partidos têm.
Bernardino da Purificação

15 comentários:

Anônimo disse...

Obviamente que o Dr. Gouveia trata-se de um chefe a prazo, conforme ele bem sublinhou em tempos, ao reconhecer como meta a Presidencia da Camara de S. Vcente.
Na altura, dizia aos ouvidos dos seus pretensos amigos, que somente estava fazendo o terreno para o Dr. Trindade (obviamente o filho, porque o Pai desde que fugiu a sete pès da candidatura à CMF, quando lhe surgiu o Prof. Virgilio ao invés do decadente Dantas, somente tem feito politica economica com o governo do Jardim), só que o Dr. Trindade, afinal e para admiração dos distraídos, não passa de um verdadeiro emplastro, o qual só brilha em discursos de admiração ao Pai e vice versa, (veja-se aquela novela da inaugração do hotel do algarve, nem os Brasileiros tinham tanta imaginação e falta de pudor), pelo que, enquanto o Dr. Jardim quiser perpetuar-se, seguramente não lhe faltarão adeptos e apoio financeiro nesse sentido.
O Dr. Gouveia, pessoa que até reconheço com capacidade para o seu actual cargo, desde que mantenha as distancias necessárias dos reconhecidos "lobistas" do PS, será seguramente um chefe mas pouso.
Em resumo, o mal da Madeira não se trata da forma de fazer ou não fazer politica por parte do PSD, mas sim e tão só da fragilidade da nossa oposição.
Pelo que, face à actual situação da nossa democracia regional, resta-nos uma só uma ultima esperança - convençam o Dr. Carlos Pereira, eminente economista e brilhante politico nas provas que até agora ofereceu, a candidatar-se a lider deste PS que tarda em aparecer e cuja presença activa é tão importante para todos nós.
Dr. Carlos Pereira, no dia em que aceitares este repto, estou na linha da frente, sem limites, a te apoiar, acompanhado de um grupo de pessoas de bens.
Mereces a nossa confiança e nós merecemos, porque também somos bons, a tua liderança

Anônimo disse...

Por lapso de escrita, diz-se "chefe mas pouso" , quanto efectivamente pretendeu dizer-se "chefe mas pouco" ignorou-se o "e" em uma só e ultima esperança e obviamente no final, contrariamente ao que estamos habituados nesta efectiva Região da Mamadeira. o alegado grupo de pessoas, obviamente que se tratam de pessoa de bem, não obstante os seus parcos e conhecidos "bens".

Anônimo disse...

Então o Jardim nunca comeu do gamelão do duro e puro fascismo ?
E sempre falou ?
Quando declaram a inimputabilidade dessa criatura ?

Anônimo disse...

O ano passado, o PSD perdeu Lisboa para o PS. Este ano o PS perdeu Gaula para o PSD. Marques Mendes entendeu a mensagem e convocou um congresso. o PSD tirou as devidas ilações. E o PS Madeira está á espera do quê?

amsf disse...

Felizmente que não sou militante socialista pelo que não terei que entrar nessas "contagens de espingardas"! O que falta ao PS não é apenas um líder carismático mas também líderes concelhios. Pessoas dispostas a trabalhar pensando no médio e longo prazo e não apenas na próxima disputa interna com vista aos lugares mais apetitosos no partido, nas vereações, nos parlamentos regionais, da república ou europeus! A máquina partidária tem que funcionar independentemente do carisma deste ou daquele líder. Os funcionários partidários terão que ter formação em marketing político, etc!

Anônimo disse...

Ora, ora, anónimos e emplastro: toda a gente também sabe que nunca o PS teve um líder assim a modos que. Nem o camarada Mota (regressa que estás perdoado). Nem sequer o kamarada Cardoso, lagarto, lagarto, lagarto.
Que raio de karma!

Anônimo disse...

Independentemente de se gostar ou não da opinião ora vertida pelos tais referidos anónimos e emplastros, um facto parece irrefutavel, o Dr. Gouveia trata-se efectivamente de um chefe a prazo certo e determinado.

Perante esta situação, existem duas alternativas, mantem-se tudo na mesma e o Dr. Jardim e os seus apaniguados e incompetentes secretários agradecem, ou vamos começar por susbtituir de imediato o Dr. Gouveia. Como ? Facilmente substituindo-o por um verdadeiro chefe à altura da realidade e necessidades regionais.
Mas não será preciso substituir toda a estrutura da maquina, conforme doutamente professa o anónimo de "amsf"? Pura estupidez. Obviamente que essa necessária operação, far-se-á faseadamente e de acordo com os niveis de desenvolvimento atingidos pela nova liderança.
E o qual o novo e possivel chefe ? Porque não o já indicado Dr. Carlos Pereira ? Também não sou socialista filiado, mas certamente que votaria em tal personagem numa futura eleição regional.
Convictos e determinados, poderemos efectivamente criar motivos para a tão desejada e saudável ruptura.
E definitivamente que se calem todos os emplastros que tentam através das suas doutas opiniões, vêm dizer por outras palavras que assim é que está bem.
Se calhar, faziam melhor trabalho se fossem contar espingardas, mesmo não fazendo parte da guerra.

amsf disse...

Caro anónimo, (o outro emplastro deste blog de qualidade!)

"Mas não será preciso substituir toda a estrutura da maquina, conforme doutamente professa o anónimo de "amsf"? Pura estupidez."

Ao contrário do que V. Excia afirma nunca mencionei a necessidade de substituir nem totalmente nem parcialmente a máquina partidária! Nem estão em causa pessoas mas competências, valores e motivação. Haverá indivíduos no PS/M com competência para traçarem estratégias e tácticas políticas mas incapazes de as implementarem junto da opinião pública! Haverá outros com grandes capacidades de comunicação, de oratória mas incapazes de fazerem uma leitura correcta da realidade política madeirense e consequentemente incapazes de traçarem as estratégias mais eficazes! Haverá outros com grandes competências políticas mas incapazes de trabalhar de forma persistente, estes deverão ser chamados a colaborar nas áreas para as quis têm maior apetência! Os funcionários do PS/M terão que ser pessoas com conhecimentos de marketing político (formal ou informal, já adquiridos ou dispostos a dquirir). ETC,ETC

Conquistar o poder e manté-lo exige o conhecimento de técnicas específicas e não se pense que o povo é capaz de distinguir os "bons" dos "maus" políticos ou que haverá uma divindade que premei politicamente os primeiros em detrimento dos segundos.

Quanto a chamar cromo a alguém que comenta neste blog por o achar interessante não me parece digno de um socialista. Se juntar-mos a isso o facto de vir indicar um nome e estimular a contagem de espingardas para uma futura liderança do PS/M parece-me que as motivações que o guiam não são partidárias mas pessoais. Eu não sou ninguém mas tenho o direito a opinar sem que a minha opinião seja manchada por qualquer segunda intenção! Aliás, sinto-me às vezes, como se sentiria um mulato numa sociedade racialmente em conflito, ora é atacado pelos negros, ora pelos brancos e tem consciência que não pode encontrar guarida nem junto de uns nem de outros. Por outro lado sabe que mesmo que sobreviva ao conflito não será vencedor nem vencido mas alguém que terá que seguir o seu caminho sozinho!

Anônimo disse...

Maximiano e Gouveia de costas voltadas
Deputado teme que PS-M caia no abismo. O líder partidário só comenta nos órgãos internos
Data: 13-07-2008

O líder do PS-Madeira, João Carlos Gouveia, não quer discutir na praça pública as críticas que o deputado na Assembleia da República Maximiano Martins fez, ontem, em artigo de opinião no DIÁRIO, aos resultados socialistas nas eleições para a Junta de Gaula e ao risco do partido "cair no abismo e tornar-se irrelevante".

Para o dirigente máximo dos socialistas madeirenses, esta questão deve ser discutida nos órgãos do partido. Foi o que aconteceu na última reunião da Comissão Política, mas à qual Maximiano Martins faltou. O ataque do deputado em S. Bento à estratégia da Direcção partidária para as eleições em Gaula é apenas mais um episódio a separar dois políticos que não morrerão de amores um pelo outro. Há um ano, Maximiano Martins não apoiou a lista de João Carlos Gouveia à liderança do PS, tendo apelado a uma solução mais consensual, que até poderia passar pela sua própria candidatura. Esta última hipótese foi liminarmente rejeitada por Gouveia, que lembrou que o nome de Maximiano estava associado à aprovação da nova Lei das Finanças Regionais, penalizadora para a Madeira.

O mais recente ataque de Maximiano Martins a João Carlos Gouveia também não pode ser dissociado da última entrevista do líder partidário, em que este deixou claro que é a Direcção regional quem deve indicar os nomes dos candidatos da Madeira à Assembleia da República nas eleições legislativas nacionais do próximo ano.

Na referida entrevista Gouveia não quis revelar se mantinha algum dos três deputados que o PS-M elegeu a S. Bento, mas tendo em conta as actuais críticas e sobretudo os antecedentes, afigura-se desde já como improvável que a Direcção regional apoie a recandidatura de Maximiano Martins.

Ontem, nas páginas do DIÁRIO, Maximiano escrevia: "Os resultados do PS-M (em Gaula) são piores do que qualquer cenário que se pudesse traçar. Obter 70 votos numa eleição em que anteriormente se ganhara com quase 1.200 votos parecia impensável. Mas obter 70 votos numa eleição em que o líder do Partido se envolve tão intensamente é significativo".


Miguel Fernandes Luís

Anônimo disse...

Sinceramente, agora ainda entendo melhor porque é que o AJJ, brinca da maneira que brinca.
Tanta inteligencia perdida.
Até o Gama, até há pouco tempo identificado por AJJ, como o 1º tonto do PS e o Mussolini Português, voltou ontem a confirmar as simpaticas palavres com que brindou este antigo Bokassa,há um mês a esta data, reforçando que não lhe retirava uma virgula.
Por favor meus senhores, não percam tempo, comecem já a preparar a mochila para a festinha do Chão da Lagoa.
É verdade não se esqueçam da barretinha e da bandeirinha, dado que o resto já nasceu convosco, ou seja o vosso grande ar de parvos e lambe ..mates.

Anônimo disse...

O PS-M precisa dos seguintes génios: Carlos Pereira, JCG, Leandro e Victorzinho. E o Coelho relojoeiro, claro. Com eles a vitória está garantida em 2011!

Anônimo disse...

Sequeira bem vindo a este "blog", e eu a pensar que já existiam aqui os inteligentes suficientes para constitui um manicómio...de intelectausi, obviamente.

Anônimo disse...

Continuo a insistir que seria de toda a conveniencia para todos, utilizar esta pagina para discutirmos civilizadamente os problemas inteligente e tempestivamente colocados pelo nosso brilhante articulista, B. da Purificação, deixando para outros locais, tudo aquilo que sobra.

amsf disse...

Caro anónimo das 21:29

Já devia saber que nem tudo o que parece é!
A blogosfera madeirense também está infiltrada por anónimos ao serviço da situação e que passam o tempo a tentar descredibilizar aqueles que tentam contribuir para o fortalecimento da oposição! Não é à toa que uma certa central de desinformação passa o tempo a insinuar uma ligação entre PS/M e PND, a tentar que o PS/M vá por determinados caminhos de oposição política que são os que interessam ao PSD/M, a lançar nomes para criar divisões internas ou mesmo a publicar notícias que denigrem a oposição.
É curioso que um partido que está no poder há mais de 30 anos não consiga produzir blogers/comentadores dispostos a discutir os problemas da Madeira ou a vida interna do PSD/M.
O único rasto que deixam na blogosfera são comentários anónimos que simulam ser de membros da oposição preocupados com a ineficaz actuação desta. A isso chama-se actuar sob falsa bandeira.
Acredito que muitos PSD não tenham tempo para desperdiçar com discussão política quando o podem gastar a tratar dos seus "negócios"! No entanto acredito, que além dos pouquíssimos claramente identificados com o poder vigente, haja mais alguns a executar trabalho encoberto!

Anônimo disse...

Por tudo o que diz, que concordo plenamente, mais uma razão para enfocarmos a nossa intervenção no que de positivo resulta dos artigos deste "blog"