sábado, 19 de julho de 2008

O poder dos cobradores de impostos

Constato que alguns dos mais assíduos frequentadores deste blogue andam a desafiar-me a escrever sobre as Finanças. Não tenho problemas em fazê-lo. Aliás, logo no início desta pequena aventura blogoesférica, nos idos de Abril, tive oportunidade de abordar o tema. E deixei dito então que me fazia espécie que o director regional de Finanças se permitisse frequentar congressos regionais partidários (no caso, obviamente o PSD), ainda por cima na qualidade de dirigente. Continuo a achar o mesmo. Não por embirração qualquer contra o cavalheiro ou o partido em questão. Mas por me parecer que há um dever de contenção e reserva a que não deveriam poder furtar-se os detentores de cargos como o de chefe dos cobradores dos nossos impostos. Infelizmente, o dr. João Machado tem um entendimento diferente. Ia dizer que o problema é dele, mas arrependi-me. De facto, o problema não é só dele. É também nosso. Porque esta espécie de obrigação que nos é imposta pelo dr. João Machado, no sentido de que acreditemos piamente nele, não é de modo algum aceitável. Sem prejuízo, já se vê, de podermos todos fazer confiança nas suas por certos inegáveis qualidades de carácter.
O que quero dizer é que nem eu nem nenhum outro cidadão pagador de impostos pode ser obrigado a aceitar que o dr. João Machado se permita andar de braço dado com os dirigentes políticos do poder nos corredores mais ou menos conspirativos de um partido político qualquer. Porque é preciso não esquecermos que ninguém está em condições de conhecer a nossa vida tão bem como o dr. João Machado. Ele sabe dos nossos rendimentos. Sabe das nossas despesas fixas. Sabe das nossas doenças e das nossas obrigações financeiras. Sabe até, sem necessidade de perguntar a ninguém, do nosso estado civil. E se um dia fizermos uma qualquer doação a um partido político ou a uma jgreja, ele tem meios de devassar as nossas preferências políticas e religiosas. Ora, como deter informação é ter poder, o dr. João Machado há-de ser seguramente uma das pessoas com mais poder nesta Região. E é lamentável que um tão grande poder possa ser alegremente exercido por quem parece não ter a noção exacta das correlativas responsabilidades que tem.
Considero, em suma, profundamente errado que o chefe dos cobradores dos nossos impostos se permita contaminar voluntariamente o cargo que ocupa com o vírus partidário. É o pior que pode fazer. Porque, por muito honesto que possa ser (e eu acredito que seja) há-de conviver sempre com a suspeita de que as fiscalizações que decreta podem ser motivadas por razões políticas. E isso, não custa reconhcê-lo, não abona nada em favor da transparência que o estado não pode deixar de ter na sua relação com os cidadãos. E esse, insisto, não é um problema exclusivo da consciência do dr. João Machado. É um problema da fiabilidade do sistema de obrigações e garantias que se supõe dever ser garantido pelo estado de direito democrático. Mas isso, pelos vistos, é coisa que nada diz à democracia sui generis que por cá vamos vivendo.
Bernardino da Purificação



5 comentários:

Anônimo disse...

O nosso "Director de Finanças, encontra-se impedido de abanar publicamente a bandeira do partido que o elegeu ?

Por amor de Deus Sr. Bernardino, não me venha agora, armado em púdico, criticar quem vela pela cobrança das nossas receitas.

Reconhece que o homem seria mais profícuo na referida cobrança, se ao invés de abanar publicamente a dita bandeira, o fizesse em privado, por exemplo na quinta do primo Albuquerque ?

Ou no escritório da sociedade mediadora de que foi sócio com o seu Tio Fernando Machado, o qual vendeu-lhe por "tuta e meia" um simples apartamento num dos prédios mais caros da RAM ?

Se calhar, também pensa que um Juiz, lá por botar sentenças, também não pode publicamente assumir as suas preferencias politicas.

Sr. Bernardino, Você não passa de uma "carêta cavaquista", o qual disse que a politica morreu, com a tomada de posse para o seu actual cargo.

Tanto pudor, com que intenção ?

Então um arbitro não pode ser por exemplo um efectivo adepto do glorioso Sporting C.P. ?

A pensar assim, ainda concluirá um dia, mais cêdo do que pensa, que o Papa, nos tempos vagos, não pode defender o Corão.

Realmente o nosso pior dos defeitos, centra-se exclusivamente no malfadado fundamentalismo.

Enquanto sofrermos deste primitiva e reles limitação de pensamento, não iremos efectivamente a lado nenhum.

João Machado, não ligues, abana enquanto poderes a tua bandeira, porque um dia, seguramemte faltar-te-á o pau para o efeito.

Anônimo disse...

O Bernardino, Purificou-se ou bateu asas ?

Anônimo disse...

Purificação, onde para o teu de Bernardino ?

Já sei, estás preocupado com o traje para a "Festa do Chão da Lagoa" ?

És um malandro, pensavas que me enganavas ?

Olhe meu amigo, aproveita também o teu pau, o qual seguramente, tombém não há-de durar sempre...!

E eu a pensar, que este "Blog", diferentemente da concorrência, tratava-se de um "Blog" certinho e como tal pendular.

Não te enganes, dado que nós outros estamos contigo...!

Anônimo disse...

Chegamos ao terceiro dia...e nada !

Paz à sua alma.

Anônimo disse...

Noticia - Bernardino da Purificação - R.I.P

Tornamos publico aos estimados leitores deste "Blog", anónimos identificados e anónimos não identificados, que o nosso querido e estimado articulista e anfitrião, Bernardino da Purificação, Resolveu Ir Passear (RIP)

Paz aos seus ideais !