quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A verdade revelada

Com a paciência dos crentes, o país deu ao presidente da República o tempo que sua excelência entendeu que precisava. Com a inquietação de quem se encontra à beira do desconhecido, a nação preparou-se para a hora da revelação suprema. Terá sido, porém, com a indignação dos enganados que percebemos que alguém com responsabilidades de Estado tem andado entretido a brincar com coisas sérias; que é muito maior do que pensávamos o lado paranóico da novela que alguém urdiu em Belém; que esta gente não tem, em suma, estatura adequada e bastante para a função que o nosso voto lhe deu.
Não exagero se disser que isto chegou segunda-feira ao ponto do absurdo. O Palácio anunciou-nos uma comunicação solene do presidente da República. O que nos ofereceu, todavia, não passou de um abstruso monólogo de um comentador político de quarta categoria. Fizeram-nos crer que nos dariam a chave reveladora da trama fandanga que nos impingiram. Só nos deram, porém, um espectáculo confrangedor e piroso de um presidente insolitamente atreito a dúvidas pueris e estados de alma preocupantes. Corrijo. Mais do que ao ponto do absurdo, chegámos, isso sim, ao cume do patético.
E que dizer das dúvidas angustiadas de sua excelência? Será crime, perguntou torturado o nosso dubitativo presidente, desconfiar da putativa existência de conspirações, vigilâncias, olhos escondidos na sombra, ouvidos indiscretos à escuta, ou outras malfeitorias quejandas? Claro que não, senhor presidente. Tranquilize-se. Nada disso é crime. Tal como o não é o medo do escuro. Tal como o não são os terrores nocturnos das almas atormentadas. Peço-lhe, portanto, que resista à inquietação e combata a angústia. Duvide as vezes que quiser. E procure, faça o favor, todos os fantasmas que o delírio lhe quiser deparar. Vai ver que lhe faz bem. Convém é que se abstenha de amplificar suspeitas tolas, ainda que por interposta pessoa. E, já agora, procure não cair na tentação de mandar publicar, mesmo que à socapa, os juízos caluniosos a que possam conduzi-lo os sobressaltos do espírito. Sabe, isso sim já pode ser considerado crime. Mesmo que o titular da acção penal se esteja nas tintas, se calhar por comiseração, para as embrulhadas em que nos possam colocar as dúvidas lancinantes do nosso supremo magistrado. Ou que se continue a fazer de conta que nada de anormalmente grave aconteceu.
O país ensandeceu, vociferou o dr. Jardim. Então não é que desta vez o homem tem mesmo carradas de razão?!
Bernardino da Purificação

2 comentários:

Anônimo disse...

Vejam esta linda noticia e comentário feito no do Diário de Noticias da Madeira, ou em:
http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn04011010041009


O Santana sozinho em casa
Mitchell aguardou a chegada da equipa em Lisboa e hoje vai estar no banco
Data: 04-10-2009 Comentários: 1

Das cinco equipas madeirenses inseridas no Campeonato Nacional da II Divisão, zona sul cabe ao Santana jogar na qualidade de anfitrião. O conjunto do Norte da Ilha, que vai utilizar o Cristiano Ronaldo Campus-Estádio, na Choupana vai receber a visita do Odivelas, numa partida, em que os pupilos de Paulo Abreu vão tentar alcançar a primeira vitória. O início do embate está marcado para as 16 horas.


Comentários
Anónimo : Actualizado: 05-10-2009 15:06:30
Onde anda o Santana do Candelária?: Este Santana anda pelas ruas da amargura, tanto esbanjaram (Candelária, Marcelino Andrade, Rogério Gouveia (que namora com a sobrinha do Miguel Mendonça por conveniência) e Miguel Freitas (2º candidato do PSD à assembleia municipal de Santana) que agora nem dinheiro têm para pagar os motoristas do clube! Vergonha! Há jogadores que ainda nem receberam os vencimentos da época passada mas o Dr. Marcelino Andrade e o Dr. Rogério (Veiga) fartaram-se de viajar o ano passado para o continente, ficando hospedados em hotéis de luxo e carros de aluguer tudo por conta do clube e agora saíram em grande como se nada se tivesse passado! O Coelho devia vir a Santana denunciar certas coisas e jogadas que esses senhores fizeram no clube e esta comissão administrativa sabe disso e também não diz nada, porque será? Não leva muito tempo e tudo virá ao de cima, até o DN não publica certas coisas não sei se o Candelária também já passou lá a prevenir algo ou então foi o Dr. Rogério Gouveia, porque sendo adjunto do Machado das Finanças (aquele que manda o motorista levar o filho à escola com o carro do Governo) julga-se que tem o poder e ate amigos levou à conta do clube a passear!

Nuno Drummond disse...

Quanto a Jardim, o homem diz tantas, que lá de largo a largo tempo, sempre acerta uma.
Quanto ao nosso superior P.R., uma grande tristeza é o que sinto.
O homem veio dirigir-se à população (leia-se Povo) para dizer... NADA.
Bem vindo ao Sec.XXI Dr. Cavaco.
Sim. É verdade que TODOS os sistemas informáticos (sem excepção) são vulneráveis. É verdade que TODOS nós estamos sujeitos a sermos violados na nossa privacidade.
Uma dúvida que me assola apenas: O Sr. P.R. está apenas mal acessorado e mal aconselhado, ou tratou-se de uma manobra partidária em vésperas de Autárquicas?
Se foi a segunda hipótese (e teimo em não querer acreditar nela) Portugal está pior do que eu pensava.
É a luta pelo Poder, pelo Poder.
Tenho 36 anos e começo a sofrer de falta de esperança e mesmo vivendo na Madeira, acho tudo isto um pouco precoce.