domingo, 4 de janeiro de 2009

Carta aberta a quem de direito

Vá lá, dr. Jardim. Atreva-se. Mostre a ousadia que tem. Afronte o situacionismo nacional que tanto tem denunciado. Decida-se. Mergulhe de cabeça na política a sério. Não quer fazê-lo? Compreendo. A maçonaria não deixa. A comunicação social também não. O eixo Lisboa-Cascais muito menos. E o bloco central dos interesses anda mesmo à espera de lhe dar uma boa coça. Sendo assim, faça-nos um favor. Acabe com as rábulas. Deixe-se de ameaçar muito e fazer muito pouco. E, já agora, perceba de uma vez por todas que o seu lugar é aqui. Nesta política pequenina onde só há lugar para quem manda. Nesta refrega de campanário mais ou menos acomodada ao polimento lustroso dos seus modos, à sereníssima expressão da sua vontade, à suavidade aveludada do seu estilo.
Note. Quem, como vosselência, tem a seu crédito a proeza de criar dependentes como quem faz o milagre da multiplicação dos servos não pode pura e simplesmente virar as costas e zarpar para outras paragens. Não só é preciso cuidar dos órfãos, como parece pouco cristão puxar o tapete aos comensais que, a seu convite, se sentam consigo à mesa do nosso orçamento. Pode ser que lhe doa. E acredito até que isso lhe possa trazer imensa infelicidade. Mas acredite, meu caro dr. Jardim: a política madeirense é um cálice que vai ter de tragar até à última gota. Porque o futebol profissional precisa de si. Porque a política de transportes marítimos não o dispensa. Porque as vias litorais e expresso, e as demais correlativas ou congéneres criaturas, exigem o aval da sua presença. Porque as sociedades de desenvolvimento não aguentam o amparo único do notável estadista que chamou para seu vice. Porque há mais meia dúzia de centros cívicos por fazer. Uma mancha de laurissilva por destruir. Um pedaço de frente-mar por descaracterizar. Uma ilha para continuar a esburacar.
Santa paciência, dr. Jardim. Conforme-se ou não com a tristeza da perspectiva, vossa mercê não tem outra saída. O seu lugar é junto dos seus. De maneira que lhe peço encarecidamente: deixe-se de fitas. Trabalhe. Comece a preocupar-se mais com as competências que tem e menos com as que diz que ainda lhe faltam. Dê atenção à crescente pobreza que já nem consegue esconder-se. Analise como deve os trágicos números da escola que nos envergonha e hipoteca o futuro. Repare que as desigualdades aumentam apesar das carradas de euros que nos caem em cima. Olhe com atenção para as dificuldades do nosso tecido empresarial. Observe o desemprego que sobe. As falências que aumentam. O turismo que soluça. Em suma, comece a governar com os meios que tem. Demonstre de forma positiva e em actos que é vantajoso para todos aprofundar e alargar a autonomia que temos. E deixe-se de subterfúgios. E acabe com as rábulas. E ponha termo aos números de mau circo em que incorre cada vez que deixa cair a sugestão de que é desta que vai atirar-se à política nacional.
Ou então, dr. Jardim, decida-se de uma vez e vá. Mande às urtigas os dependentes dos milhões da bola. Marimbe-se para os que têm feito consigo a Madeira Nova de realizações notáveis, obras discutíveis e exclusões evitáveis. E, ao menos uma vez na vida, tenha a coragem de assumir riscos. Como sou tão modesto a pedir como indigente a pensar, só lhe peço que resista à tentação de participar activamente na escolha do seu sucessor. Não é por nada. Mas suspeito que a paródia seria assim bastante maior.
Bernardino da Purificação

18 comentários:

amsf disse...

A verdade é que o Dr. Jardim só poderá continuar a servir devidamente os seus comensais se se dedicar à política nacional. Que melhor posição para melhor servir os seus començais e provávelmente a Madeira que a posição de Primeiro Ministro!? Conquistanto essa posição fácilmente poderia resolver os problemas financeiros e orçamentais que criou à Madeira nos últomos anos. Para isso bastava-lhe um mandato, também não acredito que o conseguisse renovar!

Anônimo disse...

É verdade que a coragem de S. Exª. esgota-se no verbo fácil e, às vezes, arruaceiro. Não vai além disso. Neste preciso momento creio que vive a situação da raposa com as uvas verdes. Dava-lhe, pessoalmente, muito jeito apanhar o avião e dizer aos "companheiros": Adeus até ao meu regresso. Não pode! Está prisioneiro da teia que criou.
Está na hora de surpreender-nos e tirar da cartola aquele "número" sugerido a Vírgilio Pereira: "o bom governante faz obra sem dinheiro".
Dava-lhe jeito até perder eleições. Os milhões para a bola e outras loucuras quando faltassem seriam da responsabilidade dos vencedores...

Anônimo disse...

Amigos o Dr. Jardim de que falam, é aquele que eu conheço ?

Ou seja, mais concretamente, trata-se daquele que se pela de medo de processos judiciais ?

Daquele que depois de tentar expulsar o Sr. Silva, agora mendiga-lhe reuniões ?

Daquele que depois de ultrajar barbara e vilmente o 1º Ministro, colocou-se a sua total disposição para o defender nesta Região, a troco de uns miseros trinta dinheiros ?

Daquele que depois de ser reconhecido por Bokassa, agora reconhece o seu nóvel admirador, como um grande democrata ?

Daquele que já injuriou e difamou toda a classe politica nacional, mormente os seus companheiros de partido...e agora está outra vez de rabinho no ar, a ver se pela miolionéssima....vez, se lembram que o dito existe ?

Deixem-se de tretas, o Dr. Jardim sempre pretendeu protagonismo, mas sabe e muito bem, que fora da Madeira, vale zero abaixo de zero.

Anônimo disse...

Senhor Bernardino da Purificação

Antes de mais permita-me que o felicite pela substância e pela qualidade literária da sua escrita.
Creio que, de há um tempo a esta parte,o sentimento que,de forma ainda imperceptível, se vai avolumando,relativamente ao perene chefe do governo,é o de PENA.
Cada vez mais, a sua postura política, se assemelha à velha "patroa", que, frente ao espelho,esborrata os lábios e polvilha a face enrrugada,em desesperada e frustrada recusa da decadência.
Há quem diga que o Respeito de um Homem Sério vale mais que as ovações de multidões acéfalas.
Destas, tem-nas muitas. Mas,o Respeito,daquele,jamais o terá.
É,ou não,de ter PENA?

Anônimo disse...

Gostei desta afirmação que o respeito por um Homem sério, vale mais que as ovações de multidões acéfalas.

Será seguramente a peregrina tese resultante desta e de outras conclusões semelhantes, que impedem para mal de todos nós, que o Dr. Jardim algum dia seja minimamente reconhecido e respeitado, fora da Ilha.

Anônimo disse...

Caro Sr. Benardino da Purificação

Com toda a honestidade, tenho a comunicar-lhe que fico mais que pasmado com a qualidade e acutilância dos seus escritos. E também com uma certa dor de cotovelo por não me sentir capaz de produzir textos, tão excelentes como consoladores. O consolo justifica-se por vermos que há ainda alguém que consiga ver claro perante este autêntico nevoeiro que paira, teimoso, por todo o lado.
Mas, não posso deixar de lamentar o facto de toda esta linha de opinião se afundar num elemento tão enganosamente aberto ao público. É que, na realidade, os blogues, pela sua exagerada proliferação, pelo descalabro de alguns "autores", acabaram por cair na categoria de um subproduto a que ninguém com responsabilidades dá a mínima atenção. Isto agravado pelo facto de vivermos num país em que a comunicação dita social está desacreditada, tanto pela falta de qualidade como pela subserviência aos poderes instalados.
Penso que vai sendo altura de o meu amigo (perdoe-me o atrevimento) sair da toca e de se arranjar uma maneira de divulgar "preto no branco" o seu pensamento político, em ordem a desmascarar e acabar de vez com esta triste ditadura do partido mais votado e dos seus acólitos.

Anônimo disse...

BOA Fernando Vouga! Muita gente se revê nestes textos. "O Embuçado", sem qualquer sombra de dúvida, é pessoa, pelo que tem vindo a expressar como seu pensamento, digno de ser considerado amigo por todos aqueles que estão ficando fartos deste pântano que é a sociedade madeirense.
Assim vale a pena. Aqui debatem-se os verdadeiros problemas dos madeirenses e não estratégias mais ou menos viciadas de conquista do poder.

amsf disse...

Caro S. Bernardino da Purificação

Perante esta corte de incondicionais diria que só necessita de ser director do JM e contar com a bênção do bispo para iniciar uma longa carreira política! LOL!

Anônimo disse...

Carissimo Bernardino, já não é a primeira vez que aqui o digo, desvende a face e assuma de peito feito a notavel qualidade dos seus brilhantissimos comentários.

Aceite sem receio, esta legitima porque deveras merecida, onda de apoios que aqui lhe são postados.

Há, não se esqueça, que o povo sabiamente diz de hà longa data, que vozes de burro não chegam ao Céu (isto, obviamente a proposito do inepto e infeliz comentário, antecedentemente postado)

Anônimo disse...

Senhor da Purificação

Ciente de tanta pouca-vergonha já tinha decidido não voltar a votar no pêpêdê. O pê ésse do mentiroso também não leva o meu voto(não é que, o descarado, quer a maioria absoluta outra vez!!!)
Mas,vendo bem,acho que não é justo ser a oposição dos mais pequenos a depenar a esquelética franga que o futuro nos oferece.
Ainda é cedo,mas,se não aparecer gente séria,como é que descalço esta bota?!

amsf disse...

"Anônimo disse...

Há, não se esqueça, que o povo sabiamente diz de hà longa data, que vozes de burro não chegam ao Céu (isto, obviamente a proposito do inepto e infeliz comentário, antecedentemente postado)

6 de Janeiro de 2009 19:48"

Caro anónimo

A massa de pessoas a quem convencionamos chamar de povo nunca foi sábia, nem nunca o será!
Este burro não tem a pretensão de que a sua voz chegue ao céu porque não acredita na sua existência!
Quanto ao culto da personalidade a que se assiste, estou convicto de que os "grandes homens" só o são quando nos pomos de joelhos perante eles!

Que se diga que o nosso anfitrião, pela qualidade literária que revela, possa vir a ser um grande escritor vá lá, agora extrapolar para outras áreas sem que se conheça verdadeiramente a pessoa é um exagero! O nosso único Prémio Nobel da Literatura, Saramago, a Primeiro-Ministro, já!

Anônimo disse...

Senhores Comentadores

Vou pedir-vos um grande favor:
Não se maltratem nem confundam quem lê este magnífico blog.
A única voz de Burro aqui é a minha e de mais ninguém.
Ah! Outra coisinha: Também teria muito gosto em conhecer o Autor dos escritos, mas, acho que é um "bocadinho" violento pressioná-lo para que revele a sua verdadeira identidade.
Quando e se o entender, transportará a sua clarividência para um outro domínio(o partidário ou movimento cívico) onde a sua acção possa, eventualmente, ser mais eficaz.
Mas essa é uma decisão que só àquele senhor dirá respeito, não acham?

Anônimo disse...

Senhor Bernardino, como sabe nesta terra, a propaganda, as manobras de diversão, as cortinas de fumo e a contra-informação; ou seja, a "acção psicológica" do tempo da guerra colonial, ainda resultam muito bem. Um dia qualquer, porque tudo tem um fim: AJJ deixará não só a presidência do GR, mas efectivamente o poder. Aí, haverá mesmo "guerra", até aqui apenas muitos tiros de pólvora seca. O povo saberá de coisas que nem vai acreditar. Não vai acreditar nem vai querer; porque não quer aceitar que foi enganado e não percebeu.
O gabinete de propaganda, vai "distribuindo", que AJJ pode vir a ser líder nacional: se AJJ decidisse avançar acabava a farsa.

Anônimo disse...

Caro Amigo AMSF, o Bernardino não precisa de explicar que se trata de um grande escritor...coisa diferente é se o dito, quer ser uma grande politico.

São realidades diferentes,quer na reconhecida qualidade, quer no destino a assumir...!

Anônimo disse...

E normalmente incompativeis... no nosso triste quadro regional. Acrescentaria eu...!

Anônimo disse...

Sr. da Purificação.
Duas letras, e que Nosso senhor o tenha em boa saúde.Deixe-se na escrita e não vá em tentações politiqueiras.Ser politico é ser antes de mais mentiroso, arteiro, traiçoeiro,sem-vergonha.O Purificação é um escriba.Um observador.Observe então, e escreva.Já verá o senhor, se assim Deus e a medicina o querer que os que venham atrás serão ainda piores.E necessitamos de um Purificação para descrever os estados de alma e assim suportarmos a canga .
Boa saúde, e cuide da esposa.Com tanto saco de letras ainda a perde por alguma esquina da Vida.
Bruder.

Anônimo disse...

Mau, então agora os comentaristas viraram ameaçadores.

Caro Bruder, pelo que sei o nosso estimável Bernanrdino, tem capacidade suficiente para cuidar da Ex.mª Esposa, sem descurar as letras, em saco onde se encontrarem.

Mais, faz tudo isto com a mestria reconhecida por todos, sem necessidade de sovar a dita Esposa.

Agora embrulhe como bem entender...e passe bem, dado que po cá não faz nenhuma falta.

Tchau Bambino...!

Anônimo disse...

Senhor Purificação

Está enganado!
O AJJ é uma velha raposa que aprendeu e conhece todos os truques da baixa política.
Deu um passo em frente(para lembrar que estava aí),e,lançada a "sebastiânica promessa",recuou,o bastante,para minar e aguardar o inevitável e previsível estoiro da Baronesa.
As desorientadas tropas(as tais,maioritárias,que lhe faltavam)anseiam pelo General que as conduza à vitória!
E,no seu seio, começa a consolidar-se a convicção que, a dita personagem, será a única capaz de reunificar a dispersa e esfrangalhada cacaria.
O tempo o dirá.