domingo, 14 de dezembro de 2008

A teoria da irresponsabilidade

Afinal, o dr. Cunha é capaz de aprender. Não com os erros, que o indivíduo em causa não erra. Nem sequer com os livros, que o cavalheiro tem mais que fazer do que maçar-se com eles. Mas sim com as pequenas coisas da vida. Como, por exemplo, a harmonia suave do canto de um passarinho. Como, outro exemplo, o milagre da plantinha que rompe a terra buscando o sol. Ou então, derradeiro exemplo, como a simplicidade tocante e profunda de uma citação servida por uma colectânea à ordem na mesa de cabeceira.
Corrijo. O dr. Cunha não é só capaz de aprender. A bem dizer, e isso nota-se semana-sim-semana-não, a sua capacidade vai um pouco mais longe. Ascende ao patamar da reflexão. E, não se riam, vai até ao ponto do processamento da informação apreendida. Podem crer. Este nosso dr. Cunha é um exemplo. Uma quase inspiração.
Bolas. Como o texto se vai escrevendo a si próprio, constato agora que sou obrigado a corrigir novamente. O dr. Cunha de facto aprende. É mesmo capaz de pôr alguma escassa ordem no caos informativo a que acede. Mas a força do intelecto que demonstra ter não se fica por aqui. Acreditem. Por muito que isso nos possa surpreender, o dito dr. Cunha dá mostras de conseguir realizar o pequeno milagre da produção de ideias. De teorias autênticas. E eu, como é evidente, não posso deixar de assinalá-lo. Porque admiro o sincretismo prolixo que se surpreende em cada texto que assina. E porque tenho um fraco pela forma desinibida e kitsch com que o cavalheiro partilha connosco as mais recentes aquisições da sua tenaz homeopatia cultural.
Admito que estas minhas considerações possam ser acolhidas com incredulidade ou cepticismo. Não pretendo convencer os incrédulos. Mas aos cépticos recomendo a leitura da página que o dr. Cunha tem alugada em regime de time sharing na revista do DN. Podem crer que está lá tudo. Tanto a mais recente descoberta da sua insaciável busca do bálsamo do saber - o dr. Cunha terá descoberto desta vez que houve um Sócrates na Grécia Antiga. Como a novidade da essência simplória do seu pensamento político.
Como acredito que, por este andar, o cavalheiro ainda há-de chegar um dia ao ápeiron dos pré-socráticos, fixo-me por agora na tese magnífica que o seu bestunto produziu. Pois bem, fiquem a saber que o dr. Cunha descobriu o segredo da irresponsabilidade política. Ou seja, o indivíduo foi capaz de encontrar aquilo que tantos outros debalde procuraram. A partir de agora, nos termos da sua prodigiosa descoberta, é politicamente legítimo ocupar o poder sem a maçada de um escrutínio ou julgamento presente. Quem achar que tem o direito de pedir contas ou fazer julgamentos políticos, pois tenha santa paciência e espere de dez a cinquenta anos. Porque é esse, de acordo com a nova "doutrina Cunha", o tempo que demoram a chegar os efeitos das medidas de longo prazo. E porque é injusto, nos termos da mesma nóvel doutrina, pedir contas presentes a bondades ou maldades futuras.
Notável. O dr. Cunha reivindica o direito de ser julgado apenas pelos nossos filhos ou netos. Ele governa agora, é verdade. Mas nós não temos o direito de interpelá-lo pela forma como nos gasta o dinheiro e esgota a paciência. Por uma razão cristalina, simplória, básica e perversa que assim se formula: o dinheiro que o dr. Cunha esbanja no presente é aplicado a pensar no futuro. Logo, só daqui a um ror de anos se lhe devem pedir as devidas e democráticas contas. É assim uma espécie de faça agora e pague depois. O disparate, entenda-se.
Não quero ser tremendista. Porém, reconheça-se: o caso é sério. Está à vista de todos que o dr. Cunha é consabidamente irresponsável. Porém, confesso. Nunca fui capaz de supor que o caos sincrético das coisas que apreende o pudesse levar à elaboração de tão sofisticada teoria. Assim, digam lá se o indivíduo não é mesmo um exemplo e uma verdadeira inspiração...!
Bernardino da Purificação

19 comentários:

Anônimo disse...

O cidadão João Carlos (por favor não o confundam com o poeta o tal do turismo) trata-se obviamente de uma proeminente entidade.

Com mestria gastronomica (proprio de quem sabe da poda) tanto fala do Sócrates ( o poeta), como fala do Sócrates ( o politico) do Arsitoteles, do Filho, do Porto, dos parques de pastagens futuristicos e do matematico, aquele de singelos telegramas.

Deus, que habilidade.

Mais dia menos dia, fusila-nos com novo artigo, sobre a violencia domestica, a persecutoriedade de todos aqueles que não veneram tão ridicula figura, das marinas multimilionárias, das aquisições do Dr. Entrudo para a sua Edifer, dos centros de diversão às moscas, etc. etc. e não se admirem se o titulo de tal artigo for parecido ou semelhante a - EU O TERRIVEL ESTOURA MILHÕES

Anônimo disse...

Curiosamente acho que o Vice-Presidente se ambiciona recolher algum mérito junto da opinião pública deve-o fazer agora. Afinal se há alguma geração que tirará proveito das suas obras é há presente pois aos que se seguem só lhes resta pagar a factura!

amsf

amsf disse...

O dr. AJJ ao pedir uma limpeza no PSD nacional não mencionou como exemplo a seguir apenas o PPD de Sá Carneiro mas também o do sr. Silva ! Saberá ele que o PSD do sr. Silva não é exemplo para ninguém tendo em conta o Oliveira e Costa, o Dias Loureiro que agora se encontram associados ao escândalo BPN! Saberá ele que estes srs pertenceram aos governos do sr. Silva, o primeiro como Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e o segundo como Ministro da Administração Interna!?

Anônimo disse...

Por favor não atribuam à minha paternidade, criticas que jamais assumirei.

Nós aqui na Madeira, devemos preocupar-nos com o canastrão do PR e com os salafraios dos seus ex-responsaveis.

O Vice (da Madeira, obviamente) e as consequencias das suas ignaras gestões, são problema de pequena monta.

Digo eu,

AMSF

Anônimo disse...

Estão preocupados com o Vice-Presidente, e as antiguidades monetárias do Juiz Popular Conselheiro, Engº Santos Costa.

Consta que se trata de uma colecção revolucionariamente monstruosa...e quem viu, somente teve acesso ao cardápio...!

Anônimo disse...

Oh! Senhor amsf!
Vamos lá ver se a gente se entende...
Então o senhor quer dizer que o labrego do sr.Silva, afinal,é o Senhor Professor Aníbal Cavaco Silva?!
O que foi 1º Ministro e é, actualmente, Presidente da República?!
Nááá...,o senhor está a brincar com coisas sérias!!!
...
Isso é muito feio!
Desculpe, mas uma baixeza dessas não se faz!

amsf disse...

LOL!

Anônimo disse...

Penso que foi ao abrigo desta brilhante teoria que recentemente a Igreja Ortodoxa Russa santificou Nicolau II. E penso que é, pela mesma razão, que lá pelas Rússias uns tantos inteligentes querem também santificar o José Estaline, o dos bigodes (não estou a brincar, é mesmo verdade)!

Anônimo disse...

O que eu queria ver mesmo era um relatório do TC sobre o uso dos dinheiros públicos do grupo do PND-M

Anônimo disse...

Cá por mim, limito-me à relação de bens do Sr. Vice-Presidente, com excepção da quota da Edifer, por demais conhecida.

Anônimo disse...

Confesso que perdi algum tempo a ler os textos iniciais assinados pelo Sr. Vice-Pres. Face à manifesta falta de qualidade desisti. A curiosidade foi grande, depois de ler o texto acima, e lá fui eu procurar o "DN dos comunistas" para poder ter opinião sobre o texto do blog. Vazio total, como aqueles que no passado eu lera. Bernardino acerta, como de costume, em cheio no porta-aviões. Uma dúvida, porém, persiste na minha cabeça os textos saem do bestunto de S. Exa.ou haverá um assessor que produz o trexto e ele asina? Não faltam pessoas capazes de tal feito

Anônimo disse...

O que eu queria ver mesmo era um relatório do TC sobre o uso dos dinheiros públicos do grupo do PND-M

LOL!
Também acho que sim: deixemos os 16.300EUR/dia que o Dr. Banana estoira, e centremo-nos nas subvenções mensais e legítimas de 15.000EUR dadas ao PDN-M!

Anônimo disse...

Devemos por em prática a célebre teoria do "Contrato Social", idealizado por um célebre filósofo iluminista, tão ao gosto do nosso vice. Logo, é para dizer que quem nos governa desta forma deve ser demitido.

Anônimo disse...

Demitito...? e a cadeia foi feita somente para os canalhas dos gatunos que não pertencem à classe politica ?

Anônimo disse...

Isto resolvia-se com uma operação à Italiana - Mãos Limpas

Todos temos conhecimento desta verdadeira pouca vergonha...porém todos estamos calados.

Anônimo disse...

Há para aí um anónimo, que parece um disco rachado, manifestando o desejo de ver o relatório do TC sobre o uso de dinheiros públicos no Partido do Coelho.
Será alguém do Partido do "Sai e entra"?!
Mas,lindo,lindo de se ver, vai ser o relatório da PJ e do Ministério Público, sobre idêntica matéria, relativamente à Fundação Social-"democrata"...
Não é que o Albertinho já anda a dizer que os "safardanas de Lisboa" andam a perseguir os "madeirenses"!!!
Coitadinho...

Anônimo disse...

Jorge Figueira escreveu:

"(...) ou haverá um assessor que produz o texto e ele asina? (...)"

"asina"?
Terá a ver com asinino?

Anônimo disse...

FERNADO VOUGA leu a palavra "asina" dando-lhe a única interpretação possível àquela grafia. Porque será que assim foi?

Anônimo disse...

Foi com um prazer indescritível que li o seu post! :)Se ainda existem na Madeira mentes assim, então isso por aí não está tudo perdido, como insinuam alguns.Um abraço.
Bruder