quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Uma dezena de votos secretos

O PSD é dono da consciência dos seus deputados. E estes, imagine-se, convivem bem com a situação. Ou porque são desprovidos de vontade. Ou porque são destituídos de ideias próprias. Ou porque simplesmente aceitaram alienar a sua autonomia individual a troco de um qualquer prato de lentilhas. Como nenhuma das hipóteses é susceptível de merecer um laivo sequer de compreensão ou simpatia, que venha o diabo e escolha a que mais acertada for.
Quem acompanha a política madeirense, percebe que me preparo para comentar a notável saga parlamentar construída à volta da eleição do vice-presidente socialista da mesa da Assembleia. O PS insiste em candidatar Bernardo Martins. O PSD aceita emprestar (coisa notável!) à volta de uma dezena de votos para viabilizar a eleição. Mas como, ao que parece, o deputado do Partido da Terra tem atravessadas coisas de outros tempos, o candidato socialista vem somando chumbo atrás de chumbo, num processo que não prestigia o parlamento, e que, no plano individual, só dignifica, afinal, os que assumem a ousadia das posições claras.
Falemos claro. Estou longe de simpatizar pessoal ou politicamente com o indivíduo em questão. Não obstante, reconheço a João Izidoro o direito de votar como muito bem quer e entende. Nesta como em todas as restantes matérias com dignidade parlamentar. Só acho lamentável que não lhe repugne participar na rábula anunciando antecipadamente o sentido do seu voto secreto.
Continuemos a falar claro. Como o PS não há-de ter deputados de primeira nem deputados de segunda, é evidente que lhe assiste o direito de escolher livremente, sem exclusões ou outras reservas, o nome do seu candidato à mesa do parlamento. Decidiu escolher Martins. Faz questão de insistir em Martins. E resolveu que não candidata mais ninguém a não ser o dito Martins. Nada a objectar. As opções do PS são legítimas. Mesmo tendo optado pelo caminho do confronto. Só não percebo que reivindique para si um direito que certamente não reconheceria aos outros. Quer continuar a candidatar Martins, pois faça o favor de continuar a candidatá-lo. Não pode é esperar que os outros se sintam coagidos e obrigados a aceitar uma escolha exclusivamente sua. Ou será que o PS ponderaria sequer a hipótese de viabilizar algum dia uma subida de Jaime Ramos à mesa do parlamento?
Ainda e sempre com a clareza que se impõe. Martins não é um nome politicamente neutro para o PSD. Bem pelo contrário. Carrega consigo uma carga muito particular de acrimónia, de conflito, de antagonismo. Tanto no plano político como no plano pessoal. E isso é tão evidente que nem vale a pena perder muito tempo a explicá-lo. De maneira que compreendo que o PSD não queira viabilizar a sua eleição. Mas há, no entanto, um aspecto que tenho dificuldade em compreender. Essa coisa de emprestar uma dezena de votos (ainda por cima secretos) só para fazer de conta é algo que anda algures entre o lamentável e o execrável. Porque não passa de uma triste paródia. E porque nem sequer respeita a consciência individual dos deputados que aceitaram passivamente a expropriação do sentido do seu voto. Palavra que ainda gostava de saber como, e com que tipo de argumentos, é que foram recrutados os "voluntários" nomeados pela direcção do grupo parlamentar.
No meio desta vil tristeza tiro o chapéu a Miguel de Sousa. Ao que dizem as notícias foi dar uma volta na altura da votação. Isto é, ficou de consciência intacta. Ao contrário daquela indigente dezena de correlegionários seus, que se prestam, pelos vistos, a todo o tipo de fretes.
Uma nota final para dizer que me enganei num vaticínio alvitrado há semanas atrás. O PS não negociou com o PSD a eleição de Bernardo Martins. Nem isso teve a arte de fazer. Participou na sessão de branqueamento das ilegalidades praticadas pelo PSD sem a mais leve sombra de cálculo político. Isto é, foi o que costuma ser. E ainda quer que o levem a sério...!
Bernardino da Purificação

11 comentários:

Anônimo disse...

Não fosse verdade e lá pensaria que haviamos entrado no reino das anedotas.

Então o PSD, empresta os votos necessários à candidatura do Vice-Martins, contando desde já com o voto contra do tal de Izidoro, garantindo com tal atitude duas coisas, qual delas a mais reles. Senão vejamos;

Se o tal de Izidoro votal a favor, fica desde já devidamente matriciado nas hostes Sociais Democratas, como tratando do viabilizador da referida candidatura.

Se votar contra, as criaturas do PSD, quedar-se-ão pelo lamento do facto do tal de Izidoro, não ter viabilizado a sobredita candidatura.

Semanticamente falando, um verdadeiro NOJO.

Realmente esse tal de Izidoro, quem pensa que é. Por outras palavras, esse tal de Izidoro, trata-se do necessário fio de prumo, àquela reconhecida casa de gente doentinha da cabecinha ?

Esta nefasta realidade, retrata melhor que qualquer "Leica" deste planeta, o ambiente politico que se vive nesta Região do alegado "Povo Superior".

Haja decencia e muita vergonha...!

amsf disse...

"amsf disse...

Parece-me que o caro amigo desta vez errou na questão do PS/M ter feito uma negociata com o PSD/M em troca da Vice presidência da ALM.

O amigo poderá retorquir que se não o fez devia te-lo feito, pois da fama temporária não se safa!

15 de Novembro de 2008 14:18"


Bernardino da Purificação escreveu:

"O PS não negociou com o PSD a eleição de Bernardo Martins. Nem isso teve a arte de fazer. Participou na sessão de branqueamento das ilegalidades praticadas pelo PSD sem a mais leve sombra de cálculo político."

É caso para dizer: Preso por ter e não ter cão!

Começo a ter razões para pensar que certas críticas recentes à governação do AJJ só surgem por ele já não conseguir imprimir aquele maquiavelismo, aquele cálculo político que alguns intelectuais lhe admiravam! Maquiavelismo que eu consiga descortinar não conta com a minha admiração e conivência! A alcateia não abandona o líder por ele ser demasiado feroz mas por ele já não ser capaz de defender os interesses legítimos e ilegítimos do grupo! Felizmente que eu não sou lobo!

Bernardino da Purificação disse...

O meu estimado leitor amsf acusa-me de maquiavelismo. Já esperava que alguém o fizesse. Pus-me quase a jeito.
Acho, porém, que o quase faz toda a diferença.
Eu critiquei há tempos o disparate político cometido pelo PS ao ter aceite entrar no plenário da ALR ANTES de ser reposta a legalidade na vida parlamentar.
E exprimi, na ocasião, e em nome dos princípios, o desejo que de que isso não tivesse ficado a dever-se a qualquer negociata envolvendo a eleição de Bernardo Martins.
Os factos ocorridos hoje vieram demonstrar que o PS não só não consegue medir as consequências do que faz, como NEM (insisto) é capaz extrair das situações qualquer vantagem. Isto não é maquiavelismo, no sentido perverso do termo. É antes realismo político.
Ora, o PS mostrou uma vez mais que só sabe ser descuidado e ingénuo. É isto que critico.
Bernardino da Purificação

MMV disse...

Estranho... Mas acho que o senhor Bernardino tem toda a razão neste post!

Tenha cuidado que os socialistas não gostam dos conselhos dados ao "Príncipe"!

Anônimo disse...

Então Sua Exclencia, habitualmente conhecida por "Joe Banana Split" mas também conhecido por Vice-Presidente, agora já nem ao "chavelha Faria" permite que este se protagonize, através de um simples e curto discursozeco.

Avizinham-se tempestades, pelo que se aconselha aos "Chavelhas" desta terra, o necessário comedimento, dado que um simples "tsuneime", pode facilmente trepar até ao Estreito.

E depois não lamentem, que entraram pelo estreito dentro...!

Anônimo disse...

mas que diabo de lógica é esta?
a oposição nem se une e a culpa é do psd...

carlos pereira finge saber muito, faz barulho, mas pouco acerta e todos calam...

triste ps-m

mais uma humilhação em 2009 e 2011.

Anônimo disse...

Quero aqui deixar os meus "Parabéns" aos Partidos da(suposta)Oposição que deram cobertura à "reposição" da "normalidade democrática" na Assembleia.
Se a burrice(sectária e oportunista) fosse música,eu, nem bumbo sabia martelar.
E ainda dizem mal da imaginação do Coelho?!!!
Precisam de mais trinta anos para aprender como lidar com a javardice?!
Bem sei que o Burro sou eu...

Anônimo disse...

Estação da meia-serra será indicada à penhora:

OTRS exige garantias reais e prepara acção para cobrar 27 milhões.
Está longe de estar resolvido o diferendo que opõe o agrupamento de empresas (OTRS) que nos últimos cinco anos assegurou não só a construção, como a operação da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra ao Governo Regional.
No dia em que se inicia a exploração pública, directa, por parte da Valor Ambiente, o DIÁRIO sabe que a OTRS ainda não está satisfeita com as garantias dadas pelo governo sobre a regularização de uma dívida de 27 milhões de euros - incluindo nestas as devidas pelas estações de triagem - e como tal está a preparar o recurso a tribunal.

in www.urbanidadesdamadeira.blogspot.com

Anônimo disse...

Dez votos secretos?!
Secretos para quem?!
O que parece,é que,casuisticamente,dez deputados da maioria foram promovidos(ou terão sido obrigados?)a "democratas".
Os outros vinte e três...é o que se sabe e vê!
De resto,para os "tilinta e tlês" mantem-se o denominador comum:
Yes men.
Ser Madeirense,especialmente fora de portas,começa a ser constrangedor.
Já há quem pretenda passar por Galego...

Anônimo disse...

É evidente que a lógica que leva o psd a "sugerir" a alguns Srs. deputados (serão Srs?)que votem num sentido ou noutro é bem o reconhecimento de que a lógica é de um exército (naquilo que de pior tem) onde as ordens vindas de cima se executam sem discussão. Disciplina partidária não é isto!
As consequências destas interpretações sui generis da vida democrática começam a sentir-se. Vejam o Pres. da ALM entaladissimo pelas atitudes das inefáveis criaturas que representando o seu partido não acatam as suas orientações impondo-lhe a sua vontade. Assim, as abúlicas criaturas, garantem as boas graças da hierarquia as mordomias presentes no activo as reformas muito mais avantajadas que as dos seus representados.

Anônimo disse...

A politica (se chama a isto politica) do PSD na Madeira, é um verdadeiro nojo.

Já pensaram que em Lisboa o multimilionário do Sr Dr. Guilherme Silva (o tal que aufere mensalmente milhões de avenças, relativamente a tudo o que o PSD manda na RAM) é Vice-Presidente da AR, com os votos do PS.

Haja piedade desta gente