terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ponto de ordem

O dr. Carlos Pereira resolveu distinguir um dia destes o Terreiro da Luta. Estou-lhe duplamente grato. Por ser frequentador deste espaço de análise e comentário político. E por lhe ter dirigido algumas palavras simpáticas. Porém, ao lê-lo, percebi que era meu dever avançar três ou quatro notas de esclarecimento. Em nome do rigor. E em abono da transparência que nem a blogosfera pode dispensar.
Diz o deputado socialista que este é um blogue de autor anónimo. Engana-se. Bernardino da Purificação não é pseudónimo. É nome autêntico. No limite, seria eventualmente capaz de admitir que poderemos estar em presença de algo parecido com um heterónimo. Assim uma espécie de alter ego. Porém, acreditem. No caso vertente, os traços distintivos de cada uma dessas duas hipóteses não passam de minudências pseudo-identitárias que não aquecem nem arrefecem. Recomendo, pois, que nos bastemos todos com os elementos constantes do perfil que o blogue disponibiliza. São genuínos. E correspondem a uma personalidade concreta.
Outra nota. O dr. Carlos Pereira sugere que o suposto anonimato de que fala pode constituir um atestado do clima de medo que afasta a sociedade civil madeirense de uma participação cívica activa. Pensando bem, sou levado a concordar com a tese geral que defende. A Madeira vive de facto um ambiente que asfixia praticamente tudo o que se move do lado de lá das fronteiras da política oficial. Porém, admitido isso, devo recusar com toda a veemência a aplicação dos pressupostos dessa tese ao caso particular deste blogue.
Explico. O Terreiro da Luta não nasceu nem à sombra do medo nem a reboque de qualquer intenção conspirativa. Nasceu, podem crer, de um acto de liberdade. É rigorosamente aquilo que quis ser. Nem mais, nem menos. E nunca pretendeu ser coisa diferente. Não tem a pretensão de mudar o que quer que seja. Nem lhe passa pela cabeça que a política possa ser eficaz do lado de fora do quadro de mecanismos formais e informais que sustentam as democracias. Ainda assim, atreve-se a pensar que as ideias devem valer por si próprias. Independentemente de quem as produz. Não obstante o nome de quem as subscreve. É por isso, aliás, que aqui no Terreiro da Luta se tem como totalmente irrelevante essa coisa dos nomes próprios. É coisa que não nos interessa. Nem sequer para efeitos de reclamação de direitos de autor. Mas essa, como é evidente, é uma opção nossa. Aqui pretende-se que as ideias valham mais do que os sujeitos. Ou melhor, o que aqui se pretende é que as ideias possam ser os verdadeiros sujeitos.
É claro que sabemos que os entes que gostamos de pensar que as ideias acabam por ser não dispensam uma paternidade. Como todas as criaturas, também elas têm autor. Não surgem do nada. E são obviamente fruto das circunstâncias socioculturais de quem as produz. Todavia, reconheça-se: blogues de pai e mãe já há por aí os bastantes. Quase mais que muitos. Como se percebe, aliás, pelas interessantíssimas querelas a que diariamente assistimos, em que se discute quase nada do que se diz e demasiado as supostas ou reais idiossincrasias dos que se atrevem a dizer qualquer coisa. Acreditem. Às vezes, é assim que se matam as discussões. Decapita-se o autor para melhor se aniquilarem as ideias. E o que fica sempre depois disso é a normalização forçada do pensamento e a progressiva supressão do sentido crítico.
É por saber tudo isto que o Terreiro da Luta optou por ser o que é. Não foi forçado a nada. E só se sente constrangido pelo propósito de oferecer à discussão publica aquilo que se escreve e não a identidade ou supostas motivações de quem escreve. Não há medo de ninguém. Não há contas a saldar com ninguém. O que há é apenas o desejo de partilhar com quem quiser ler o resultado das observações que deste lado se fazem da política madeirense. É claro que assim haverá sempre alvos mais vezes colocados no ponto de mira. Mas esse é o preço que não podem deixar de pagar os que aceitam ser protagonistas.
Bernardino da Purificação

6 comentários:

Anônimo disse...

Os blogs anónimos são um problema grave quando são covardes e criminosos.
Não é aqui o caso.
Mais: e quando escrevem mal, com erros, como o do "independente C Pereira" e outros.
Não e aqui o caso.

Anônimo disse...

Acho que o blog do C. pereira não é um blog anónimo.

Anônimo disse...

Estou totalmente em sintonia, com todos aqueles que corajosa e abertamente, assumem a paternidade e consequente responsabilidade dos seus actos e acções.

A politica, não se trata de uma luta de ideias, mas sim e antes de mais, de uma luta entre pessoas que defendem determinadas ideias.

Anonima ou heteronimamente, o resultado é simplesmente o mesmo, ou seja, alguem ao abrigo da pala simuladora da sua identidade, vocifera o que lhe vai na gana, sendo que o resultado, para o bem e para o mal, é sempre nulo.

Não é por acaso, que ainda hoje se citam minudencias afirmadas pelos grandes. A Lili Caneças no ultimo "Expresso" foi bem clara ao reconhecer que a sua prominente conclusão de que morrer é diferente de estar vivo, seria de uma outra profundidade, se porventura afirmada por um ente não profano.

Depois, se assim não fosse, já pensaram como é que os analfabrutos, pretensos eruditos, tais como o "Joe Banana Split", poderia enriquecer os "nacos de prosa" com que altrusiticamente brindeia quinzenalmente os leitores do DN ?

Caro Bernardino, beba a filosofia da D. Lili Caneças, e por favor conclua que escrever anonimamente ou heteronimamente, conforme lhe der melhor prazer, é muito diferente de assinar por baixo.

Tenho ou não tenho razão ? Lembra-se das cartas anonimas pedidas hà anos por AJJ, com vista à identificação dos corruptos ?
Será que não foram indicados corruptos ou afinal os corruptos foram simplesmente indicados por anónimos e como tal, AJJ, borrifou-se no assunto.

Anônimo disse...

E por falar em "blogs", este é ou não periódico ?

Anônimo disse...

Até à data em que não se discutiu das desvantagens ou vantagens do anonimato ou heteronimato, este "Blog" independentemente da oportunidade ou inoportunidade do seu por certo douto conteúdo, calendarizou-se de forma pendular, com excepção para a presente data.

A bombástica e incisiva questão do discutido anonimato, é responsavel pelo sucedido ?

Esperemos bem que não ?

Anônimo disse...

A covardia é terrível!
O blog anónimo criminoso sabemos qual é. Não é este.
Por detrás dele estão 4-5 gajos com muito dinheiro e 1 ou 2 malucos.

Bom é que o PS-M não seja perturbado por tais gajos. Se não, ninguém leva a sério o PS.