quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cinismo de "velha meretriz"

Nada que não tivesse já sido previsto. O dr. Jardim, naquele seu jeito mais ou menos hiperbólico, acaba de comparar o eng. Sócrates ao ditador empedernido e impenitente que responde pelo nome de Robert Mugabe. Desta vez, o motivo foi a lei que ameaça de fecho o JM. Numa próxima, há-de ser outro, que para o dr. Jardim todos os motivos são bons para chamar qualquer coisa ao primeiro-ministro.
Como sei que os iguais se reconhecem, recuso-me terminantemente a defender o eng. Sócrates. Não obstante, soa-me a exagero o que dele disse o líder madeirense. Se Sócrates fosse o senhor todo-poderoso de uma autarquia de latitude africana ainda acredito que pudesse ser aceitável a comparação. Mas como à sua volta existem, graças a Deus e à prudência dos homens, uma boa mão cheia de mecanismos de contra-poder e de fiscalização do poder, mesmo que o quisesse, o eng. Sócrates nunca poderia sequer assemelhar-se a uma amostra, ainda que pálida, do ditador do Zimbabwe.
Para desgraça do bom senso e dos mais de cem trabalhadores do JM, a discussão do seu futuro há-de ser feita no azedume deste registo. É o pior que lhes poderia acontecer. Como tive ocasião de expressar há algumas semanas atrás, a via negocial é a única forma construtiva de resolver o problema do JM. Reitero tudo o que então escrevi. Contaminar a discussão do futuro do JM com o vírus da acrimónia pessoal e da grosseria do insulto não levará seguramente a qualquer solução politicamente equilibrada e socialmente justa. E o dr. Jardim não o ignora. De maneira que nunca se livrará da suspeita de que para ele este episódio do JM não passa de um mero pretexto para manter viva a guerra pessoal e política em que não abdica de ver transformadas as suas relações (e as da Madeira) com o poder central.
É pena que, em nome do racionalismo político e da frieza analítica que lhe têm assegurado a longevidade, o dr. Jardim não tenha pejo em servir-se de tudo o que lhe possa alimentar uma estratégia que, em bom rigor, só ele conhece. As instituições que a democracia lhe coloca nas mãos não passam de instrumentos que utiliza a seu bel-prazer. E, o que é manifestamente pior, as pessoas cujo destino tem o poder de influenciar não são mais do que meros peões das batalhas políticas que, para seu exclusivo proveito, passa a vida a congeminar. O cinismo político da "velha meretriz" que se orgulha de ser está a esgotar-lhe a humanidade que em tempos era capaz de exibir. E um dia destes vão ficar a percebê-lo os mais de cem trabalhadores do JM. Do mesmo modo que um dia a Madeira inteira é bem capaz de vir a entendê-lo. A menos, claro, que ainda seja capaz de arrepiar caminho. Até porque de outra forma lhe faltará sempre a legitimidade para chamar ditador a quem quer que seja.
Bernardino da Purificação

5 comentários:

Anônimo disse...

O Dr. Jardim ao invés de classificar o iº Ministro, faça ele próprio um exame à sua personalidade e à dos seus sequazes, mormente ao seu dilecto "Vice". Seria seguramente curioso conhecer o resultado.
Será que o Mugabe também desfila bêbado em cuecas ?
Será que o Vice do Mugabe, tem uma casa de "férias" para espancar a esposa ao fim-de-semana ?
O reles de tudo isto, está na falta de vergonha de muito preto, que por se ter pintado de branco, julga passar despercebido ?

Anônimo disse...

o jaime gama chamou o jardim de bokassa. na altura não veio ninguém dizer que o gama era grosseiro...
isto agora é do mesmo tipo, só que ajj não se referiu a sócrates, mas ao ps.


triste ps-m e triste blog anónimo.

amsf disse...

Caro suposto anónimo, propagandista do regime

Uma limpeza dos ouvidos não lhe faria mal. Suspeito que mais do que um problema de ouvidos é uma questão de cegueira partidária!

Unknown disse...

O drº Jardim, quando não tem argumentos,procura denegrir e enxovalhar os seus adversários,neste caso o lº ministro,tratando-o de uma maneira sarcástica e diminutiva da personalidade,ao tratá-lo por José Socrates PINTO DE SOUSA.Que tal tratar o drº AJJ por "O SOBRINHO do DRº AGOSTINHO CARDOSO "? , que até deputado foi à assembleia nacional pelo regime Fascista de Salazar.

Anônimo disse...

O anónimo "amsf" (antes manhoso se faz favor...) herculeamente tenta passar por democrata, não lhe conhecesse o seu passado...?

Triste é a figura do embriagado que tenta convencer tudo e todos, que se encontra sério.

Haja paciencia e caridade suficiente para tão patologica doença...!